Os números da pandemia no Oeste têm vindo a abrandar. Esta semana há menos três casos ativos nos últimos sete dias registaram-se 89 novos casos e um óbito, o 137º nas Caldas e o 728º na região
Esta semana o Oeste mantém-se com dois concelhos sem casos ativos de coronavírus. Na última semana os concelhos sem casos eram os Óbidos e Nazaré, mas o município nazareno registou entretanto três novos casos.
Óbidos mantém-se sem novos casos há mais de um mês, desde 8 de março.
Segundo os dados do relatório epidemiológico diário da Comunidade Intermunicipal do Oeste, foram confirmados nos últimos sete dias 89 novos casos de coronavírus na região (30 dos quais na Lourinhã, 11 em Torres Vedras, 11 em Alenquer, 10 em Alcobaça, nove em Peniche, seis nas Caldas, três na Nazaré, dois em Arruda dos Vinhos, um no Bombarral e um no Cadaval).
Nesta semana apenas os concelhos de Óbidos e Sobral de Monte Agraço não registaram novos casos.
Existe atualmente no conjunto dos 12 concelhos oestinos um total de 227 casos ativos de coronavírus. Comparativamente com a última semana, são menos três casos do que os 230 que se registavam então.
As maiores diferenças ao nível do número de ativos registam-se em Torres Vedras, onde há menos 16 casos ativos do que na última semana, e na Lourinhã, onde existem mais 13 do que os cinco que se registavam há sete dias. Só na Nazaré é que também existe um aumento do número de ativos, dos zero para os três.
Em Alcobaça há agora 18 ativos, menos sete do que os 25 da última semana. No Bombarral há menos cinco, no Sobral de Monte Agraço menos dois, no Cadaval, em Arruda dos Vinhos e Alenquer menos um em cada.
O concelho com mais casos ativos é o de Alenquer, com 104.
Nos últimos dias há ainda a lamentar o 137º óbito no município das Caldas, que é também o 728º na região.
Desde o primeiro caso positivo registado na região, em março do ano passado, o coronavírus já infetou 22703 pessoas no Oeste. Destas, 21748 já recuperaram da infeção, mantendo-se ainda os 227 casos ativos.
Relativamente ao concelho das Caldas, em mais de um ano, a pandemia atingiu 2534 pessoas, das quais 2382 recuperaram da infeção e 15 mantém-se ainda como casos ativos. A covid tirou a vida a 137 pessoas no município termal.
Testagem massiva no IPL
O Politécnico de Leiria vai iniciar um processo de testagem massiva para o coronavírus. Toda a comunidade académica será testada.
Os testes rápidos a docentes, investigadores e técnicos iniciaram-se nesta semana e na próxima serão testados os alunos.
O Politécnico criou um centro de testes em cada escola, assim como no núcleo de formação de Torres Vedras. A operação envolve mais de 70 profissionais de saúde. Depois de colhidas as amostras, os resultados são inseridos numa base de dados nacional coordenada pela Direção-Geral da Saúde. ■































