
No fim de semana e mesmo antes de chegarem as anunciadas ondas gigantes, já a praia do norte da Nazaré e o forte de São Miguel Arcanjo (também conhecido pelo Forte do Morro da Nazaré) estavam inundados de gente, especialmente por curiosos e fotógrafos com grande objectivas, muitos deles estrangeiros.
A chegada e partida de veículos e de autocarros de turismo, habituais ao fim de semana, dava aquela zona um movimento inusitado que fazia prever a invasão de segunda-feira.
Este movimento XXL de ondas consideradas históricas do Atlântico na Europa do sul, que agradaram aos surfistas amantes de grandes emoções, coincidiram com graves tempestades que atormentaram os países do norte da Europa.
Além da Nazaré, também a França esteve nas televisões internacionais devido à denominada vaga Belharra, que ocorre ao largo de Saint-Jean-de-Luz nos Pirinéus Atlânticos.
Provavelmente nos próximos anos estes movimentos vão acentuar-se e crescer em número de curiosos e praticantes, que não perderão estes momentos únicos de emoção infinita para os especialistas.
JLAS































