NDRC quer levar realidade virtual a idosos acamados

0
566
O grupo, liderado por “Bordalo Pinheiro” visitou a Rota Bordaliana

Acamados poderão visualizar “ambientes reais”, através de vídeos a 360º

Guiados por Bordalo Pinheiro (interpretado pelo ator José Ramalho), duas dezenas e meia de participantes visitaram a Rota Bordaliana e ficaram a conhecer, de uma forma bastante divertida, mais sobre as peças de grande dimensão criadas pelo ceramista e pelo seu filho, Gustavo Bordalo Pinheiro. A iniciativa, que decorreu durante a manhã de sábado, 5 de julho, e contou ainda com um almoço convívio, teve um caráter solidário de angariação de fundos para levar a Academia dos Sonhos a pessoas acamadas.

Organizada pelo Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) das Caldas da Rainha, a ação tem por objetivo promover uma “experiência diferenciadora e traga alegria” à vida dos utentes acamados dos lares do Montepio e Centro Paroquial das Caldas da Rainha, explica a presidente do núcleo Ana Pinto Machado. Trata-se de uma “viagem virtual”, promovida pela Academia dos Sonhos do Centro Social Paroquial dos Pousos, que permite através de óculos de realidade virtual a 360 graus, obter experiências acompanhadas celebrações religiosas, festas, entre mais de três dezenas de outras experiências, como se estivessem no local. “A integração de tecnologias digitais, numa lógica inovadora, quanto ao uso da realidade virtual com acompanhamento terapêutico, é um meio de estimulação neurológica e de permissão para outras emoções e reações cognitivas”, refere a instituição.

- publicidade -

A verba angariada pelo NRDC ditará o número de idosos que poderão ter acesso à experiência, a realizar no final de julho.

Este núcleo rotário tem procurado desenvolver “atividades que façam a diferença, que sejam complementares a outras já garantidas por outras entidades, explicou Ana Pinto Machado, dando como exemplo, a ação do Dr. Finanças junto dos alunos da ETEO, e que deverá ter continuidade noutra escola caldense.

- publicidade -