A Nazaré está este ano em destaque no Portugal City Brand 2018, da consultora Bloom Consulting, que estuda o comportamento dos municípios portugueses como marca. A vila piscatória surge consolidada entre as 10 melhores marcas nacionais do turismo e como a melhor na região Centro.
Os concelhos do Oeste têm-se destacado neste estudo anual precisamente na área do turismo, com Nazaré e Óbidos a dividirem protagonismo nas edições mais recentes.
Este ano cabe à Nazaré a nota de destaque. Aquela vila, cuja marca teve um impacto significativo com a maior onda surfável do mundo, surge no sétimo lugar entre as melhores marcas nacionais de turismo, com uma subida de seis posições em relação ao ano passado. Entre os concelhos do Centro, a Nazaré surge mesmo como líder, à frente de Coimbra e Aveiro, que encerram o pódio.
É o turismo que permite à Nazaré liderar no Oeste como melhor marca a nível global, no sétimo lugar entre os concelhos da região Centro e em 36º a nível nacional.
Em segundo lugar no Oeste surge Caldas da Rainha. A cidade termal é considerada a nona melhor marca dentro da região Centro e a nível nacional ocupa o lugar 43. Caldas não se destaca particularmente em nenhuma das áreas em que o estudo se foca, mas tem uma boa prestação global. No Centro, é considerado o melhor nono concelho para fazer negócios e para viver, e é a 11ª melhor marca no turismo.
A fechar o pódio no Oeste está Peniche, no 13º lugar na região Centro e em 53º a nível nacional. Peniche também se destaca pelo turismo, sector no qual surge como a sétima melhor marca na região Centro, superando inclusivamente Óbidos.
O município obidense, que no ano passado entrou no top 25 nacional entre as melhores marcas de turismo, viu a sua prestação neste sector piorar. Além de ter saído daquele top nacional, perdeu cinco lugares na região Centro, para 10º. Óbidos ocupa o 17º lugar na classificação da região Centro (66º no país). No entanto, há a destacar uma subida na categoria “Viver”, do 39º na região para o 32º posto.
Alcobaça surge como a 20ª melhor marca entre os municípios da região Centro, enquanto o Bombarral é o único concelho do Oeste que não surge na primeira metade da tabela da região Centro, mantendo o 51º lugar atribuído no ano passado pela consultora.































