Nazaré evoca Senhor dos Passos

0
446

No passado sábado, 13 de março, começaram as celebrações religiosas do Senhor dos Passos – “7 Passos de Cristo”, com um percurso das imagens, feito em carrinhas, desde a igreja da Misericórdia (Pederneira) até ao Santuário de Nossa Senhora da Nazaré. No dia seguinte realizou-se a missa e Sermão do Pretório, seguido de um concerto-oração em honra do Senhor dos Passos, pelos Arautos do Evangelho.
Durante esta semana, e até sábado, pelas 21h00, serão realizadas sete pregações, pelo bispo auxiliar de Lisboa, Daniel Batalha, no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré. No dia 26, Sexta-Feira Santa, pelas 19h00, terá início o percurso das carrinhas com as imagens, desde o Santuário até à Igreja da Misericórdia, passando pelas principais artérias da vila. Tendo em conta a pandemia, todas estas iniciativas podem ser acompanhadas online, pelo Facebook da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré e da Pederneira-Nazaré paróquia, assim como pela rádio Cister.
A origem da procissão do Senhor dos Passos remonta a 1619 e a um “contexto de crise cerealífera que provocou, nas gentes da Vila de Pederneira, um grande sofrimento, devido à fome e mortandade”. Até à atualidade apenas foi interrompida no contexto das invasões francesas, nos anos de 1808 a 1814, e em 1872, devido à epidemia da febre amarela, refere a paróquia.
No ano passado, com o primeiro confinamento a iniciar-se precisamente no fim de semana em que se iria realizar, a procissão também não se chegou a realizar. Contudo, as imagens do Senhor dos Passos e da Senhora da Soledade fizeram o percurso em carrinhas, na Sexta-Feira Santa, durante mais de quatro horas pelas ruas da vila. Muitas casas ao longo do percurso estavam ornamentadas com velas e colchas a saudar a visita. ■

- publicidade -