Nazaré pode vir a ter escola para especialistas em resgate no mar em condições adversas

0
889

Notícias das Caldas O Centro de Alto Rendimento de Surf que está a ser construído no Sítio da Nazaré, perto da Praia do Norte e das ondas gigantes que McNamara costuma surfar, poderá albergar também um centro de formação de salvamento em condições adversas.
Trata-se de uma ideia lançada por Miguel Sousinha, responsável da empresa municipal Nazaré Qualifica, que ali quer juntar especialistas em resgate e salvamento em condições de mar particularmente difíceis.
Trata-se de aproveitar as famosas ondas e a experiência dos pilotos de motos de água que levam os surfistas para o local de rebentação, a fim de potenciar a formação de técnicos que saibam acorrer a naufrágios em situações mais problemáticas.
Para isso a Nazaré deverá estabelecer uma parceria com o Instituto de Socorros a Náufragos e com uma empresa estrangeira, provavelmente francesa ou norte-americana.

Estes centros de formação são raros no mundo devido à sua elevada especialização, sendo obrigatória uma certificação internacional. Mas é precisamente essa especificidade que poderá ser um elemento diferenciador do Centro de Alto Rendimento de Surf da Nazaré, uma vez que Peniche também já tem um equipamento idêntico, seguindo-se Aveiro e Viana do Castelo.
O centro nazareno que está em construção custa cerca de 800 mil euros, 85% dos quais financiados por fundos comunitários, e deverá ser inaugurado no início do Verão.

- publicidade -