Nazaré em Festa até 14 de Setembro

0
635

Estão de volta as Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré, que conta já com mais de oito séculos de devoção. Uma festa outrora marcada pela passagem de vários círios pelas estradas da região, em direcção ao santuário nazareno. Uma romaria a que ainda hoje se assiste, mas com muito menos devotos e veículos.
Um dos exemplos é o Círio da Cadriceira (Torres Vedras) que parte em direcção à Nazaré às 08h00 de dia 13 (sábado). Esta é uma localidade onde Nossa Senhora da Nazaré também é evocada em festa, entre 12 e 15 de Setembro.
Na Nazaré, o Santuário, no Sítio, é o palco principal das celebrações religiosas, com o Terço do Rosário meditado às 18h00 e Eucaristia às 19h00, todos os dias.
O ponto alto das comemorações religiosas acontece nos dias 7 e 8 de Setembro. No primeiro dia a vila piscatória acolhe uma peregrinação da Imagem de Nossa Senhora da Lapinha (Guimarães) e celebra-se uma missa campal que será transmitida em directo pela TVI (às 11h00). Já no dia 8, dia em que se celebra a Solenidade de Nossa Senhora da Nazaré, há Eucaristia Solene, presidida pelo Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente (às 11h00), seguida de procissão solene e bênção do mar.
Ao programa religioso juntam-se os festejos populares, no Parque Atlântico, a partir de hoje, 5 de Setembro. Venda ambulante, carrosséis e carrinhos de choque, as habituais farturas, pipocas e algodão-doce, atraem todos os anos milhares de pessoas ao palco do Sítio da Nazaré, onde há ainda muita animação musical todos os dias. O concerto dos Deolinda, na noite de 8 de Setembro, é o grande destaque das festas, e o único com bilhete pago (um euro, sendo que parte da receita reverte para instituições de solidariedade social). Adelaide Ferreira, Churky and Friends, Be Sax, a Orquestra de Famalicão e a academia de ballet e dança leiriense Annarrella são outros protagonistas da animação da festa que termina a 14 de Setembro, com um dia dedicado ao folclore nazareno.

J.F.

- publicidade -