Os Municípios de Alcobaça e da Nazaré aprovaram esta segunda-feira, por unanimidade dos respetivos executivos camarários, o protocolo para implementação do projeto conjunto de recuperação ambiental e mobilidade suave ao longo do Rio Alcoa – Ligação Alcobaça/Nazaré.
O referido protocolo tem como finalidade definir as obrigações de cada parte na implementação do projeto, que os dois municípios pretendem candidatar a financiamento no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro, no domínio da Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.
No protocolo agora aprovado, são consideradas as componentes de infraestruturas – com um encargo global estimado em cerca de 5 milhões de euros – e de aquisição de equipamento – com um encargo estimado em cerca de 160 mil euros, sem IVA.
O protocolo define o Município de Alcobaça como promotor líder, cabendo-lhe a elaboração e submissão da candidatura, e o Município da Nazaré o estatuto de copromotor. Caso a candidatura aos fundos comunitários seja aprovada, ao Município de Alcobaça ficará com um encargo de cerca de 3 milhões de euros e ao da Nazaré cerca de 2 milhões de euros.
Os municípios classificaram este como “um dia histórico”.





























