A área de espelho de água circundante ao local das dragagens, no canal principal norte da Lagoa, está “interdita à navegação de qualquer embarcação e às restantes actividades não relacionadas com as obras” de acordo com a Capitania do Porto de Peniche. A excepção vai para o acesso de embarcações de pesca e auxiliares para os locais de amarração ou rampa, devendo o atravessamento daquela área não interferir com as operações de dragagem.
As coimas, para quem violar a lei, podem ir de 400 e 2500 euros, ou no caso de pessoas colectivas, até um limite de 30 mil euros.
As dragagens na Lagoa de Óbidos irão decorrer durante os próximos nove meses. A empreitada de abertura e aprofundamento dos canais da zona inferior da Lagoa de Óbidos foi adjudicada por 3,5 milhões de euros à firma Irmãos Cavaco, SA, que irá agora remover 650 metros cúbicos de areia e permitir a criação de um canal principal e vários canais secundários para aumentar a circulação de água na lagoa. As areias serão aproveitadas para reforçar o cordão dunar e o cordão à volta da lagoa.
Os trabalhos irão coincidir com a época balnear, o que levará a alguns condicionamentos na utilização da praia.
- publicidade -






























