Narana Coissoró homenageado no seu 90º aniversário

0
1162
Caldense por adoção foi distinguido no passado domingo

Casa de Goa, em Lisboa, foi palco de iniciativa que juntou muitos amigos do antigo deputado do CDS-PP e vice-presidente do Parlamento

Um conjunto de amigos homenageou, no passado domingo, na Casa de Goa, em Lisboa, por ocasião do seu 90º aniversário, o antigo deputado Narana Coissoró. Por delegação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o antigo líder do CDS-PP, José Ribeiro e Castro, fez a imposição ao homenageado das insígnias da Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.

“Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República e Grão-Mestre das Ordens Honoríficas, faz saber que nos termos da respetiva lei, e por alvará datado de 03 de outubro de 2021, confere ao Professor Doutor Narana Sinai Coissoró o grau de Grã-Cruz da Instrução Pública”, refere o alvará.

- publicidade -

Nascido em Goa em 1931, de uma família tradicional goesa brâmane hindu, veio viver na década de 50 do século passado para a nossa cidade por casamento com Teresa da Costa Brandão, uma caldense já falecida.

Na Gazeta das Caldas de outubro de 1962 pode-se ler uma notícia em que se assinalava o seu doutoramento em Direito (Direito Africano) na Universidade de Londres com distinção, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro de Estudos Políticos e Sociais do então Ministério do Ultramar com uma dissertação intitulada: “O Costume no Direito das Sucessões na África Centra e os conflitos de leis”. Antes, este caldense por adoção, havia-se licenciado em Direito na Universidade de Coimbra.

Em abril de 1969 a Gazeta das Caldas noticiava que havia sido convidado pela Academia Internacional da Cultura Portuguesa para fazer parte da comissão responsável pela “Coleção de Tratados, Convenções e outros atos públicos internacionais relativos a Portugal”.

Narana Coissoró foi deputado nas várias legislaturas desde 1976 até 2005, liderando o grupo parlamentar do CDS-PP entre 1978 e 1991 e sido vice-presidente da Assembleia da República entre 1999 e 2005.

Foi advogado e é professor jubilado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, onde foi homenageado a 19 de Abril de 2018. Nesse ano, por deliberação do Conselho Científico do Instituto do Oriente e do ISCSP, foi-lhe atribuído o título de presidente honorário do Instituto do Oriente e a Medalha de Mérito do ISCSP pelos “altos serviços prestados à faculdade”.

Na sala na qual trabalhou durante os últimos anos foi inaugurado o Centro de Documentação Professor Doutor Narana Coissoró. Na cerimónia de homenagem, que foi presidida por Manuel Meirinho, presidente do ISCSP, Adriano Moreira fez o elogio ao homenageado, referindo-se a marcos importantes da sua vida académica e política. ■

- publicidade -