Música para assinalar o 47º aniversário do 25 de Abril nas Caldas

0
510

Música, lançamento de livros e iniciativas desportivas marcam as celebrações de mais um aniversário da revolução dos cravos. As atividades estão condicionadas e parte delas decorrem online nas Caldas. Conheça o programa noutros concelhos da região

Nas Caldas da Rainha, as comemorações da revolução começam no sábado à noite, com o concerto online 25 de Abril Jovem. Este ano o espetáculo será assegurado pelos Beatbombers (Dj Ride e Stereossauro) a partir das 21h00, no Facebook da freguesia de Santo Onofre e Serra do Bouro. O concerto Abril Jovem do ano passado foi dado pelo DJ Stereossauro, a partir de sua casa e transmitido nas redes sociais. O artista caldense juntou músicas de intervenção, com áudios do dia 25 de Abril e mensagens militares, unindo-os a sonoridades modernas.
Pelas 22h55, à mesma hora em que há 47 anos foi dada a primeira senha para o arranque do Movimento das Forças Armadas, ouvir-se-á “E depois do Adeus”, na voz de Carlos Caldas a acompanhar a Banda Comércio e Indústria. Trata-se de um concerto online que poderá ser ouvido na página de Facebook e de Youtube da banda.
Durante a manhã do dia 25 de abril haverá as cerimónias do hastear de bandeiras nas sedes das freguesias urbanas e Câmara, acompanhadas pela fanfarra dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha. Na Praça 25 de Abril terá lugar o tradicional lançamento de pombos e, ainda durante a manhã, o Quinteto de Metais da Banda Comércio e Indústria (BCI) atuará na varanda da sede da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, de frente para a praça da fruta.
Durante a tarde serão transmitidos, no Facebook desta freguesia, os concertos do Coral das Caldas e do Orfeão Caldense. As celebrações nas Caldas são uma iniciativa das freguesias urbanas.
A data é também assinalada pela União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto. Em Tornada, no Largo do Rossio (sede) será feito o hastear da bandeira nacional com a participação musical do Quinteto de Metais da BCI, seguida da atribuição do brasão aos fregueses centenários, numa cerimónia que contará com a presença do presidente da câmara das Caldas. A mesma cerimónia terá lugar em Salir do Porto, no Largo do Cemitério (delegação da junta de freguesia) e contará com a presença da vice-presidente da autarquia.

Comemorações na região
Na Serra d’el Rei as comemorações começam no dia 24 de abril à noite, com a inauguração oficial do relvado sintético do Polidesportivo 25 de Abril. No dia que assinala a Revolução dos Cravos, as celebrações começam pelas 9h00 com o hastear da bandeira junto ao Fórum da Serra, seguindo-se várias atividades desportivas no Polidesportivo durante o dia. À tarde, pelas 15h00, será apresentado o livro “Pedro e Inês na história de Serra d’El Rei” no Museu D. Pedro I. Tendo em conta a pandemia, os interessados devem inscrever-se durante a semana na junta de freguesia, pois as atividades têm um número máximo de seis pessoas.
Já no Cadaval a celebração não será presencial e tem transmissão em formato “live streaming” na página de Facebook do município. Pelas 10h30 terá lugar o tradicional hastear da bandeira, seguido da apresentação do livro “Rostos por detrás das máscaras”, de Celestino Santos, e da homenagem aos combatentes. À tarde, pelas 15h00, o Quinteto Quin5inco apresentará “… de A a Zeca”, um tributo a Zeca Afonso. ■

- publicidade -