Música, marionetas gigantes e neve no acender das luzes de Natal em Óbidos

0
1288
O acender das luzes de Natal em Óbidos, no final da tarde de 15 de Novembro, foi aplaudido por uma multidão que se concentrou junto à Porta da Vila. E nem o frio nem a chuva as fez arredar pé, para assistir ao acender dos mais de 80 mil leds de luz, distribuídos pela Árvore de Natal de nove metros, pela roda gigante, pela muralha do Castelo e pela Rua Direita.
A animação continua no final do mês com a abertura da Vila Natal, que este ano assinala os 50 anos da chegada do Homem à Lua.
O Pai Natal e os seus ajudantes marcaram presença na festa

As crianças das escolas de Óbidos foram as primeiras a subir ao palco para entoar músicas da quadra. O Pai Natal também fez questão de estar presente e, com o apoio dos seus ajudantes, distribuiu abraços pelos meninos e convidou-os a escrever cartas para lhe entregar durante a Vila Natal, onde estará alojado no mês de Dezembro.
E porque em Óbidos nesta quadra se comemora os 50 anos da chegada do Homem à Lua, os Maxi, banda responsável por êxitos como “Anjo Selvagem”, chegaram numa nave espacial. O grupo constituído pelos cantores Kiko, Ricky e Sam, actuou no palco colocado junto à Porta da Vila depois de ter estado durante o dia a filmar em Óbidos e também junto à Lagoa o seu novo videoclipe, que estreará no final do mês. Trata-se de um revivalismo de uma música dos Excesso intitulada “Não sei viver sem ti” e que integra o último álbum da banda, denominado Influências.
A animar e dar cor ao espectáculo estiveram também os Big Dancers, marionetas gigantes de luz, vindas directamente de Espanha.
O acender das luzes foi a primeira iniciativa da quadra, que continuará com o Óbidos Vila Natal, que irá decorrer entre 29 de Novembro a 5 de Janeiro, com a temática “a cabeça na Lua e os pés na terra”.
Alexandre Ferreira, administrador executivo da Óbidos Criativa, explica que esta edição pretende destacar os 50 anos da chegada do Homem à Lua e o avanço da tecnologia que se sentiu desde então, sem esquecer a preocupação urgente com o planeta Terra e com a Humanidade. “A preservação do planeta e das relações humanas estão na ordem do dia e o Natal é o momento certo para reflectirmos e lembrarmos estas premissas”, disse à Gazeta das Caldas.
Nesta edição haverá novas actividades como os Bumper Cars (Planeta Sul), um simulador de realidade virtual, jogos e brincadeiras para as famílias, arborismo e escalada e um labirinto de material reciclado. Será também possível assistir a espectáculos de comédia, com marionetas e magia, teatro e artes circenses em dois palcos, e haverá um parque de neve artificial e, como não podia deixar de ser, o Espaço Pai Natal, que este ano permite uma experiência espacial. A Vila Natal conta ainda com o seu tradicional comboio, carrossel, a rampa e pista de gelo e o presépio.
Logo no primeiro dia terá lugar uma caminhada de Natal pela vila, com início às 21 horas num percurso de cerca de cinco quilómetros. Antes acontece uma aula de Zumba com a professora Joana Marcão e após a caminhada haverá uma festa na Praça de Santa Maria, com uma apresentação de Natal dos alunos do Hip Hop Óbidos+Ativo, dos Complexos Escolares de Óbidos e dos Infantes e Cadetes dos Bombeiros Voluntários de Óbidos.
O investimento global do Óbidos Vila Natal é superior a 300 mil euros. O bilhete de entrada tem o valor de cinco euros para as crianças (entre os três e os 11 anos) e sete euros para os adultos, existindo descontos para grupos

- publicidade -