Museus caldenses assinalam Dia Internacional dos Museus

0
570

O Dia Internacional dos Museus, que se comemora na segunda-feira, 18 de Maio, será celebrado no Jardim do Centro de Artes das Caldas com Andantino, um espectáculo de clown (palhaços) dedicado a toda a família (10h30).
O Museu Malhoa comemora a data com a celebração do Dia Internacional da Família, o Feriado Municipal, a Noite Europeia dos Museus e o festival do Cavalo Lusitano.
Assim, no dia 14 de Maio, pelas 18h00, será inaugurada a exposição Flashback, uma mostra de trabalhos da ESAD, que estará em exibição no Museu José Malhoa. Esta exposição tem a curadoria de Pedro Letria e Emanuel Brás.
No  dia seguinte, entre as 10h00 e as 18h00, realiza-se À Descoberta do Tesouro!, um jogo de pistas para as famílias, cujo objectivo é descobrir as jóias e medalhas honoríficas ostentadas nas obras expostas no Museu. No mesmo dia será inaugurada a exposição Touros e Cavalos de Herculano Elias.
No dia 16 de Maio, às 21h30, haverá um desfile de hairstyling inspirado nos penteados dos séculos XIX e XX com criações de Ana Saramago Cabeleireiros.
No dia seguinte haverá o concerto da Orquestra Ligeira de Óbidos, dirigida por Rodrigo Silva (21h30) e no dia 18 de Maio, às 14h30, acontece uma conversa informal com Herculano Elias sobre O Estado Actual das Oficinas de Cerâmica nas Caldas da Rainha.
No Museu do Hospital e das Caldas realiza-se no dia 16 de Maio um atelier prático de decoração de imagens policromadas e estofadas (entre as 14h00 às 16h30), seguida da apresentação dos Roteiros Temáticos Caldas Num Giro “O Museu do Hospital e das Caldas”.
Às 17h00 haverá uma free tour pela cidade, com início no museu e às 19h30 o piquenique no museu. Os interessados poderão adquirir a sua cesta com o farnel por 25 euros (para duas pessoas), incluindo ainda a entrada na festa We Love 80’s! (22h00). O museu estará aberto até às 24h00 com visitas gratuitas. No dia 18 de Maio realiza-se a free tour Histórias ao Luar – Visita ao Hospital Termal e ao Museu do Hospital e das Caldas, onde tem início o percurso.

Alcobaça

A data será também celebrada em Alcobaça, onde a partir de sábado, 16 de Maio poderá ser visitado “O Sonho da Cerâmica” no Museu Raul da Bernarda e “O Sonho de Baco na Adega dos Tonéis”, no Museu do Vinho de Alcobaça, sempre entre as 10h00 e as 17h00. Neste dia haverá ainda visitas gratuitas aos dois museus.
No domingo, às 16h00 realiza-se no Museu do Vinho o encontro: A Musealização dos Coutos de Alcobaça – Um território patrimonial sustentável, com António Maduro, Rui Rasquilho e Alberto Guerreiro (comissão instaladora do museu).
Na segunda-feira haverá visitas guiadas gratuitas aos dois museus.
Às 10h30 haverá uma actividade do Serviço Educativo do Museu do Vinho com um jogo lúdico e uma oficina temática destinados ao Ensino Básico e ao público sénior.

- publicidade -