Museu da Lourinhã continua a encontrar dinossauros

0
660

Nas escavações de verão deste ano realizadas pelo Museu da Lourinhã foram encontradas “várias jazidas com ossos de crocodilo, tartarugas, dinossauros carnívoros, estegossauros e um grande dinossauro saurópode”, conforme informaram os técnicos daquela unidade museológica.
“Entre os vários achados está um pé de dinossauro carnívoro quase completo e muito bem conservado que deixa os paleontólogos esperançados em conseguir dizer qual a espécie e mais sobre a locomoção destes dinossauros portugueses”, esclarecem.
Apesar de este pé de dinossauro ainda não estar estudado e de ainda não se saber de que espécie se trata, “é desde já certo que o material de dinossauro carnívoro é de importância mundial”.
Segundo os técnicos, “a maioria dos ossos estão ainda envoltos em rocha dura, o que demorará meses a ser preparado no laboratório do Museu da Lourinhã”, esclarecem, aproveitando para convidar os voluntários que queiram ajudar nos trabalhos de preparação laboratorial a juntarem-se a eles.
As escavações de verão são feitas em colaboração com a Universidade Nova de Lisboa e com o apoio do Dinoparque da Lourinhã.
Em comunicado, o paleontólogo Octávio Mateus, do Museu da Lourinhã e da Universidade Nova, realça que “o aspeto mais preocupante são os sinais de pilhagens de jazidas feitas por pessoas sem autorização e claramente sem qualificação que partem os ossos”.
O paleontólogo afirma ainda que esta é uma questão urgente. “Estamos preocupados por haver material de elevada importância científica que vai parar a mãos privadas”, concluiu.

- publicidade -