Início Sociedade Museu Abílio reabre com coleção do artista

Museu Abílio reabre com coleção do artista

0
Museu Abílio reabre com coleção do artista
A exposição com a coleção permanente do artista multifacetado abriu a 9 de janeiro

O Museu Abílio de Mattos e Silva reabriu ao público a sua coleção permanente e lançou serviço educativo

Cenógrafo, figurinista, pintor e designer, Abílio de Mattos e Silva tem uma vasta obra que agora pode ser apreciada na coleção permanente que se encontra exposta no museu que tem o nome do artista, em Óbidos. A reabertura desta coleção, a 9 de janeiro, marca, de acordo com a autarquia, um novo ciclo na valorização do património artístico e cultural, reforçando a ligação do museu à comunidade, às escolas, e a todos os públicos, também através do serviço educativo agora criado para promover a descoberta, a aprendizagem e o diálogo com a obra de Abílio de Mattos e Silva. Um dos primeiros projetos do Serviço Educativo intitula-se “Passeio Desenho”, percorrendo os locais que o artista representa nas suas aguarelas. Liderado por Maria Matias, este serviço pretende “descobrir espaços que nunca conhecemos”, e envolve, nesta primeira abordagem, turmas de 2º Ciclo da disciplina de Educação Visual das escolas de Óbidos. Os visitantes são convidados a criar personagens a partir dos figurinos de Abílio.

Nos dois pisos do edifício há pinturas sobre Óbidos, a partir das quais o artista retrata o quotidiano e a ambiência da vila, nas décadas de 30, 40 e 50. A “Casa do Arco da Cadeia”, os emblemáticos cartazes de promoção utilizados pelo governo do Estado Novo, ou a representação, em tela, de detalhes e referências identitárias de Portugal (como o folclore) no domínio do figurinismo e cenografia, também constam da exposição permanente.
De acordo com o vereador Bruno Silva, este “espaço de divulgação das artes cénicas, que interseta as artes gráficas, contribui para o enriquecimento cultural do território, dos que nele vivem e o visitam”.

A reabertura da coleção permanente e apresentação do Serviço Educativo do Museu integram as comemorações do feriado municipal de Óbidos, que decorrem até ao fim do mês.

Festa de Santo Antão
No próximo sábado realiza-se a tradicional romaria ao Santo Antão, em que os romeiros dirigem-se à ermida situada no topo de um cabeço com cerca de 80 metros, e dedicada ao santo protetor dos animais. Além da componente religiosa, há feira com vendedores de produtos tradicionais, e os convivas fazem fogueiras para assar chouriços e a animação musical é garantida por populares. Ainda no sábado, pelas 21h00, os BRASS DASS comemoram mais um aniversário, com um concerto na Praça da Criatividade.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.