Municípios do Oeste entre os bons pagadores a nível nacional

0
671
O município de Alcobaça é o melhor pagador do Oeste e o 25º a nível nacional | DR

Os dados da Direcção-geral das Autarquias Locais revelam que os municípios do Oeste estão, na sua maioria, entre os que pagam mais depressa aos fornecedores.

No último trimestre de 2015, metade dos concelhos da região estavam abaixo da média nacional no Prazo Médio de Pagamentos (PMP), que foi de 49 dias. Alcobaça foi mesmo um dos concelhos do país onde os fornecedores menos tiveram que esperar pelos pagamentos – apenas cinco dias (em média). Já a Nazaré, ali ao lado, é o município segundo pior pagador do país.
Alcobaça é o 25º concelho mais bem classificado em todo o país e o melhor do Oeste. No último trimestre de 2014 a autarquia liderada por Paulo Inácio demorava, em média, 19 dias a efectuar os pagamentos aos fornecedores, mas retirou 14 dias ao longo do ano a esse prazo. Nos segundo e terceiro trimestres de 2015 o PMP de Alcobaça chegou a ser de quatro dias.
No extremo oposto da tabela surge a Nazaré, cujos pagamentos a fornecedores nos últimos três meses do ano passado surgiram com 1275 dias de atraso (pior só Portimão). Este registo é explicado pela dificuldades financeiras que Walter Chicharro herdou no município nazareno. Mesmo assim, ao longo do ano o concelho conhecido por ter a maior onda surfada do mundo retirou mais de 2.000 dias ao PMP que tinha sido registado no mesmo período de 2014 (3.411 dias).
Caldas da Rainha é o segundo concelho mais rápido a efectuar os seus pagamentos no Oeste e o sexto no distrito de Leiria. Nos três primeiros trimestres de 2015 os fornecedores tiveram que esperar pelo seu dinheiro por 13 dias, mas o prazo alongou-se para 17 dias no final do ano.
Dentro da média nacional surgem ainda Óbidos (18 dias), Lourinhã (18 dias), Cadaval (36 dias) e Arruda dos Vinhos (44 dias). Peniche terminou o ano com um PMP de 50 dias, apenas um dia acima da média nacional, mas nos três primeiros trimestres a média foi de cerca de um mês.
Acima do prazo médio estão ainda o Bombarral (76 dias), que também melhorou de forma significativa ao longo do ano os seus prazos de pagamento, Torres Vedras (79 dias), Alenquer (112 dias) e Sobral de Monte Agraço (114 dias).
A nível nacional, a tendência foi de encurtamento dos prazos de pagamento, com a média a baixar de 62 para 49 dias. 

- publicidade -