Quatro dos seis concelhos do Oeste Norte desceram no ranking Portugal City Brand e nenhum subiu
A consultora Bloom Consulting publicou os resultados do estudo Portugal City Brand Ranking 2022, que não foram, propriamente, animadores para os concelhos da região. Quatro deles perderam posições face ao ano passado e os restantes dois mantiveram posições. Caldas da Rainha mantém liderança.
Caldas da Rainha, que na edição de 2021 foi premiada com Marca Estrela na região Centro, viu a cotação cair um lugar na edição deste ano. O concelho tinha sido considerada a quarta melhor marca de entre os municípios do Centro no ano passado, caiu um lugar para a oitava posição, tendo sido ultrapassada pela Covilhã, que recebeu a Marca Estrela da região na edição deste ano.
Apesar de descer na geral, Caldas subiu um lugar e foi considerado o 5º melhor concelho da região Centro na categoria Viver, apenas atrás de Coimbra, Aveiro, Leiria e Viseu. Manteve o 7º lugar na categoria Negócios e o 12º na categoria Visitar. No ranking nacional, o concelho caldense surge na 44ª posição, com uma queda de 10 lugares face ao estudo do ano passado.
Para a Bloom Consulting, a segunda melhor marca entre os concelhos do Oeste Norte é a Nazaré, que caiu dois lugares, para 10º. O concelho mantém-se, contudo, como o destino turístico referência do Centro.
Uma posição abaixo em relação ao ano passado surge Peniche, a fechar o pódio entre os concelhos do Oeste Norte, em 14º. O mesmo sucedeu com Alcobaça, que surge agora em 18º.
Os dois concelhos restantes, Óbidos e Bombarral, mantiveram as posições que tinham no estudo do ano passado.
Óbidos surge em 21º lugar no Centro. No entanto, o concelho registou uma quebra acentuada na categoria Visitar, resultado da quebra de procura turística provocada pela pandemia de covid-19 e que já se tinha sentido no estudo do ano passado. O concelho já tinha estado no top 10 do Centro e no top 30 nacional nesta categoria, mas está, agora, mais longe dessa classificação. No Centro, surge em 16º, quatro lugares abaixo em relação ao ano passado, e em 72º a nível nacional, com uma perda de 27 lugares.
O concelho do Bombarral surge em 48º no Centro e em 158º a nível nacional, quatro acima da edição de 2021. Este município subiu 16 lugares na categoria Negócios, a mais valorizada pelo estudo, na qual surge em 45º na região e em 135º no país.
A nível nacional, a Bloom Consulting manteve a classificação dos primeiros sete municípios do estudo, que são Lisboa, Porto, Cascais, Braga, Coimbra, Vila Nova de Gaia e Sintra. Funchal e Setúbal foram os primeiros a conseguir subidas, o último dos quais entrou no top 10, que encerra com Aveiro. ■































