Está em curso um processo de modernização administrativa nos 12 municípios do Oeste. Numa primeira fase será colocado wi-fi de acesso público em vários pontos estratégicos da região do Oeste, não estando ainda definidos os locais.
Entretanto, e no âmbito do mesmo projecto, já foi lançado o concurso público para gestão de backups nas câmaras municipais, que permite uma proteção e recuperação de informação de forma mais eficaz. As propostas serão abertas em Dezembro deste ano.
Antes do fim do ano deverá estar concluída a desmaterialização dos processos nas autarquias através da instalação de soluções informáticas (tornando esta a primeira região do país a desmaterializar a parte urbanística das autarquias).
No próximo ano deverá ser adquirido um Sistema de Informação Geográfica, uma aplicação informática de mapeamento que poderá ser utilizada ao nível da protecção civil, urbanismo, turismo, apoio ao investimento, entre outros.
A Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oeste CIM), que é a entidade promotora do projecto intitulado “Oeste Digital 3.0”, refere em comunicado que “pretende melhorar os serviços online prestados aos cidadãos” e que “vê a prestação de serviços online e a desmaterialização de processos como fundamentais para o crescimento da região”.
Com este projecto os cidadãos perdem menos tempo quando necessitam de questões camarárias e as autarquias reduzem a necessidade de trabalhadores em pelo menos 25%.
A OesteCIM considera “essencial haver um alinhamento dos 12 municípios para conseguir uma solução tecnológica comum que possibilite a libertação de recursos e a redução de custos, através da partilha de serviços”.
O projecto intitula-se “Oeste Digital 3.0” e é apoiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Municípios do Oeste no caminho da modernidade
- publicidade -






























