De ano para ano os municípios da região aumentam o investimento em milhares de euros em iniciativas durante a quadra natalícia. Às luzes de Natal que animam os centros urbanos, juntam-se as chegadas do Pai Natal, espectáculos, concertos, ateliers e mercados, com o objectivo de atrair pessoas e potenciar as vendas no comércio tradicional bem como a actividade cultural.
Os autarcas ouvidos pela Gazeta das Caldas dizem que o retorno, ainda que indirecto, é muito superior ao investimento feito e que o facto de toda a região (como também várias outras regiões do país e do mundo ocidental) estar a dinamizar eventos do género ajuda a polarizar e a afirmar o destino.
A Câmara das Caldas prevê gastar este ano cerca de 150 mil euros com iniciativas na quadra natalícia. Para além do projecto de animação promovido em conjunto com a ACCCRO, a autarquia organiza a passagem de ano e coorganiza com a Associação de Street Food on Tour o Festival de Street Food, entre 5 e 8 de Dezembro. Neste caso em concreto, a Câmara não atribui qualquer subsídio à associação, assumindo apenas os custos de produção e organização logística.
Será ainda atribuído um apoio de 25 mil euros à produtora Santa Rita Filmes, que irá realizar um filme de Natal com gravações das imagens das iluminações das ruas em Caldas da Rainha, a transmitir na SIC no dia de Natal.
A autarquia justifica este investimento com o retorno de visibilidade e divulgação que este tipo de produções (novelas, filmes, anúncios publicitários ) “têm para os territórios e que é inegável”, explicou o edil Tinta Ferreira à Gazeta das Caldas.
O autarca considera que é “comprovadamente” uma das melhores formas de dar a conhecer locais e suscitar interesse em conhecê-los. Neste caso em concreto, será uma forma muito interessante de “passar” e evidenciar a imagem do que é o cenário natalício das Caldas da Rainha que, “é certo, já é uma referência a nível a nacional e que, por isso, motivou a produtora do filme a escolher a cidade para fazer as filmagens”, concretizou.
A autarquia espera atrair cerca de 500 mil pessoas durante o período de duração do projecto de animação de Natal.
Contribuir para o crescimento económico
Também em Óbidos são gastos milhares de euros a pensar no Natal. O investimento global do Óbidos Vila Natal é superior a 300 mil euros e integra várias actividades para miúdos e graúdos durante o mês de Dezembro.
O presidente da Câmara, Humberto Marques, considera que existem ganhos indirectos com este evento ao nível do aumento do número e do custo por dormida. “Quando o sector turístico aumenta as suas vendas estamos, a contribuir fortemente para um crescimento económico”, explica o autarca, acrescentando que Óbidos é, na região, o destino onde é mais caro dormir e o que tem maior número de dormidas.
“Há uns anos fizemos uma análise e tínhamos 25 milhões de euros de retorno indirecto do investimento que é feito”, concretizou o autarca, destacando que são eventos que quebram a sazonalidade. Já este ano foi feito um inquérito aos comerciantes no âmbito do Folio em que estes consideraram, por ordem de hierarquia, que o evento mais importante do ponto de vista económico é o Vila Natal, seguido do Festival Literário.
O facto de toda a região estar a dinamizar eventos do género ajuda a polarizar e a afirmar o destino. “Isto é complementar, não é concorrência”, diz Humberto Marques, salientando que “é fundamental” ter esse posicionamento numa senda internacional. O autarca fala na atracção de turistas espanhóis, mas também de outros países.
“Estamos a disputar dormidas e número de hóspedes com Lisboa, quanto mais fortes nos posicionarmos a norte, mais vamos ganhar”, disse, acrescentando que funcionar como ilha é redutor. “Quando começo a ver um conjunto de municípios aqui à volta a apostar no Natal acho que ganhamos todos com isso”, conclui.
Promoção e atractividade do território
Em 2019, o investimento total da Câmara de Torres Vedras em iniciativas relacionadas com o Natal é de cerca de 138 mil euros. Para assinalar a data é dinamizado o programa “Este Natal… Torres Vedras é sua”, que apresenta mais de 60 actividades, entre os dias 29 de Novembro e 6 de Janeiro. Haverá música, teatro, oficinas, dança, leitura e cinema para incentivar as pessoas a fazer as suas compras no comércio tradicional.
Às iluminações de Natal nas ruas de Torres Vedras e Santa Cruz juntam-se o Mercado de Natal instalado em frente ao Mercado Municipal ou mesmo um comboio de Natal, que irá circular pelas ruas do centro.
A autarquia torreense apoia ainda várias iniciativas e associações locais durante esta quadra, nomeadamente o desfile musical das bandas do concelho, encontro de coros de Natal e Reis e a campanha “Black Friday” promovida pela Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste. O retorno deste investimento surge em forma de promoção e atratividade do próprio território, justificando-se pelo desenvolvimento de motivação para que a população, assim como todos os visitantes, faça compras no comércio local.
As expectativas são de captar mais de 50 mil pessoas a Torres e de comprarem no seu comércio tradicional.
Trazer pessoas à vila
“Um Natal e peras” dá mote às actividades que vão decorrer no concelho do Bombarral durante esta quadra, dinamizadas pela autarquia. Um investimento de 25 mil euros, que se traduz na iluminação da vila e da árvore de Natal, espectáculos, caminhadas, concertos. A autarquia também possibilita a participação de diversas associações do concelho no Mercadinho de Natal.
De acordo com o presidente da Câmara, Ricardo Fernandes, este investimento tem por objectivo criar atractividade de pessoas à vila levando-as a consumir no comércio tradicional. “Não se trata de obter um retorno para o município, mas sim, que seja bom para o Bombarral, e em particular para o comércio”, disse à Gazeta das Caldas.
Tendo em consideração que esta é uma iniciativa de impacto concelhio, a autarquia gostaria que a “grande maioria dos habitantes do concelho viessem à vila participar em algumas das iniciativas programadas”, acrescentou o autarca.
Oferta lúdica para as famílias
Também no Cadaval são gastos cerca de 25 mil euros com as iniciativas natalícias. Para além das iluminações de Natal na vila, também haverá um presépio de grandes dimensões no Mercado Municipal. As actividades natalícias começam no dia 1 de Dezembro com a actuação da Banda Filarmónica do Cadaval, na Praça da República. Haverá ainda animação de rua junto do comércio local, com personagens de Natal, ateliês na biblioteca e museu municipais, pinturas faciais, esculturas de balões e insuflável gigante. Haverá ainda um mercado de Natal com artesanato e produtos locais.
A autarquia é a promotora de todas estas actividades, que têm como objectivo a dinamização do comércio local. Indirectamente, “acabamos por apoiar os nossos comerciantes e, ao mesmo tempo, criar uma oferta lúdica para as famílias do nosso concelho”, explica a vereadora da Cultura, Fátima Paz.
Será também promovido o concurso “Natal é no Comércio Tradicional”, para “chamar as pessoas ao centro da vila, na esperança de criar hábitos de compra no comércio tradicional”, acrescenta a autarca.
Fátima Paz considera que este investimento tem duas dimensões de retorno, uma social e outra económica. A social está essencialmente ligada à oferta lúdica que é dada aos munícipes durante a quadra festiva e a outra consubstancia-se na oportunidade de negócio criada pela presença de mais pessoas na vila e o aumento de compras no comércio local.
A autarca reconhece ainda que “é bem evidente” o aumento de afluência de pessoas à vila, de ano para ano, desde que se fazem atividades ligadas à época natalícia.
Gazeta das Caldas questionou também as autarquias de Alcobaça, Nazaré e Peniche sobre os investimentos que fazem nesta altura e qual o retorno em esperam obter, mas não obteve resposta até ao fecho da edição.
































