Os municípios do Oeste hastearam, no passado dia 1 de Julho, a bandeira Quality Coast, um galardão atribuído pela EUCC- Coastal & Marine Union, um organismo da Comissão Europeia que certifica a qualidade ambiental para um turismo sustentável.
O Oeste passa, agora, a integrar uma rede europeia de destinos costeiros de excelência e que distingue a performance da comunidade e a qualidade do seu produto turístico.
A avaliação é feita com base em 20 indicadores, divididos em três categorias: natureza, ambiente e sócio-economia, que apreciam o grau de sustentabilidade das zonas costeiras e a qualidade da informação disponível ao público.
Esta distinção decorre de uma candidatura elaborada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, municípios e Turismo do Oeste e apresentada ao Programa Europeu QualityCoast.
O galardão Quality Coast 2013 é de enorme importância para a região Oeste, sobretudo porque são cada vez mais os operadores turísticos internacionais que privilegiam os destinos com galardões de sustentabilidade ambiental. Também uma divulgação deste destino a nível internacional e um maior desenvolvimento da economia local, captação de novos investimentos compatíveis com critérios de desenvolvimento sustentável, prestígio e visibilidade.
O município de Torres Vedras foi pioneiro em Portugal na adesão ao galardão QualityCoast, em 2009, tendo dois anos depois obtido a certificação ouro. Graças ao trabalho desenvolvido por Torres Vedras, foi possível a todos os municípios oestinos elaborarem uma candidatura conjunta a este galardão. De acordo com Luís Garcia, do Turismo do Oeste, o Oeste passa a ser uma primeira região do continente, a par com a região autónoma dos Açores a ter a certificação de destino QualityCoast.
F.F.
- publicidade -































