Munícipios das Caldas da Rainha e de Óbidos juntos em iniciativas solidárias

0
630
notícias das Caldas
Representantes das autarquias e das associações comerciais dos dois concelhos estiveram numa conferência de imprensa para apresentar as actividades do Olha-te

O projecto “Olha-te” – que presta apoio a pessoas que sofrem de cancro – lançou um conjunto de iniciativas solidárias e conta com o apoio das Câmaras das Caldas e de Óbidos para as realizar nesta época natalícia.

 

O programa de iniciativas foi dado a conhecer a 16 de Novembro na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste onde se realizou um almoço solidário que também reverteu a favor do projecto.

- publicidade -

Em Óbidos haverá actividades associadas à Vila Natal enquanto que nas Caldas se vai realizar uma Feira do Livro na qual participarão, entre outros, Vasco Graça Moura, Helena Sacadura Cabral e o jornalista Júlio Magalhães. Em vários restaurantes dos dois concelhos haverá menus solidários onde quem aderir vai estar a contribuir para o Olha-te.

Numa altura de grande crise é preciso solidariedade e união. É o que fica das palavras dos vários intervenientes, responsáveis pelas autarquias e associações comerciais dos concelhos vizinhos das Caldas e de Óbidos, que estão unidos no apoio ao Projecto Olha-te, liderado por Célia Antunes, que se dedica à realização de actividades para pessoas que sofrem de cancro.

A responsável diz que não podia estar mais feliz pelo facto de ter reunido o apoio das duas autarquias no apoio às realizações que pretende levar a cabo no Natal.

Temos que nos unir nesta causa comum, a luta contra o cancro e pela qualidade de vida de quem sofre com esta doença“, disse a mentora do projecto.

Durante o mês de Dezembro vai decorrer numa loja (ao lado da Pastelaria Machado) uma Feira do Livro que irá contar com vários autores, entre eles Vasco Graça Moura e o jornalista Júlio Magalhães. Marcarão igualmente presença autores locais como Joana Tornada e Pedro Garcia Rosado.

No espaço da feira decorrerá também um programa cultural que terá momentos de poesia, teatro e workshops.

O evento Vila Natal vai associar-se a esta iniciativa, através da campanha “Gorro de Natal”. Será vendido em Óbidos um gorro azul, que custará dois euros, revertendo 1,50 euros para o projecto Olha-te.

O cantor André Sardet, que vai estar no evento natalício obidense, também vai apadrinhar a iniciativa.

No dia 17 de Dezembro realiza-se a festa da campanha nos antigos silos da EPAC à entrada da vila.

Em paralelo, nos restaurantes das Caldas da Rainha e de Óbidos vão ser servidos “menus solidários”. Os restaurantes vão convidar os participantes nos tradicionais jantares de Natal a adquirirem os gorros azuis.

A Câmara das Caldas vai colaborar com a Olha-te através da ACCCRO, não só no apoio logístico à realização da Feira do Livro, como no contacto com os restaurantes para aderirem ao Menu Solidário.

Também a Óbidos.com está a colaborar nesta iniciativa contactando os restaurantes obidenses a colaborar.

Também a Escola de Hotelaria e Turismo se associou a este projecto, tendo proporcionado a realização de um almoço solidário que reverteu para a Olha-te.

Viver e Vencer vai ter grupo de apoio na cidade

O Movimento Viver e Vencer, que pertence à Liga Portuguesa Contra o Cancro, vai ter a partir de 5 de Dezembro um grupo de

de apoio nas Caldas da Rainha. Este núcleo ficará sediado no espaço do Projeto Olha-te, na Rua de Camões, em frente ao Parque D. Carlos I.

Este movimento foi fundado em 1982 em Lisboa, pelo médico Francisco Gentil Martins com o intuito de dar apoio moral, a nível individual, a todas as mulheres que se submeteram ou se vão submeter a uma cirurgia da mama. As voluntárias que trabalham neste grupo sofreram de cancro da mama, foram operadas, fizeram tratamentos e como tal estão preparadas para compreender e ajudar quem passou ou vai passar por idêntico processo.

Neste grupo de apoio há sempre espaço para uma pequena conversa, um conselho, um olhar e sobretudo para a partilha de histórias que são semelhantes.

As responsáveis pelo Movimento Viver e Vencer estão disponíveis às segundas feiras, entre as 10h30 e as 12h30. 

- publicidade -