O município comemorou o aniversário 29 de Junho. Numa cerimónia atípica, o presidente da Câmara falou sobre os projectos futuros e as medidas adoptadas para combater a pandemia

A primeira fase de reabilitação do antigo Instituto da Vinha e do Vinho, a reabilitação do Palácio do Gorjão, ou ainda da ligação pedonal entre o centro da vila e a zona das escolas são obras que irão arrancar entre o último trimestre deste ano e o primeiro trimestre de 2021, anunciou o presidente da Câmara, Ricardo Fernandes, no Dia do Município.
Perante uma plateia composta apenas por representantes dos órgãos autárquicos, o edil destacou também o potencial do Bombarral ao nível do turismo de natureza e enoturismo, bem como do sector agrícola, dando destaque à pêra Rocha, aos bacelos e vinhos.
O autarca lembrou que a pandemia alterou a acção que vinha a ser desenvolvida pelo município que, procurou, desde logo implementar medidas de apoio às famílias e às empresas, como a distribuição de máscaras pela população e instituições que se encontram na linha da frente da luta contra a covid-19. Também foi garantido o fornecimento de refeições aos alunos em contextos familiares mais frágeis e cedidos tablet’s com acesso à internet aos alunos carenciados.
Ricardo Fernandes fala da necessidade de um equilíbrio entre o retomar económico e todas as imposições de saúde pública. Deixa um pedido para que as pessoas tenham “muita atenção” na situação da apanha da fruta, mantendo o distanciamento, mas também garantido as medidas de segurança ao nível do transporte e alojamento dos trabalhadores.
Foi também lançado um vídeo de apresentação do concelho, no qual mostra suas principais riquezas.

mais IDOSOS

De acordo com os dados da PORDATA, o Bombarral possui actualmente 12.546 habitantes. No ano passado nasceram 77 bebés e morreram 176 pessoas, sendo que se registam 205 idosos por cada 100 jovens, mais 47 idosos que a média nacional. Por cada 100 residentes, há 12 jovens com menos de 15 anos, 64 adultos e 24 idosos com 65 ou mais anos. Os dados estatísticos apontam também que 3,1% da população é estrangeira.

- publicidade -