
20 de Agosto de 2012. Nove horas da manhã. Debaixo de um sol que deixava já antever um dia quente, cerca de 20 pessoas reuniam-se junto aos Paços do Concelho de Alcobaça, onde eram aguardados pelo autocarro da autarquia para mais uma volta ao concelho, a iniciativa escolhida nos últimos anos por Paulo Inácio para assinalar o feriado municipal.
Membros do executivo camarário, presidentes de Junta, deputados municipais, jornalistas e outros convidados, compunham a comitiva que ao longo do dia andou a viajar pelo concelho, visitando obras e tomando contacto com as apostas do executivo. Da educação ao empreendedorismo, passando pelo saneamento básico ou pela assistência social, muitos foram os motivos de paragem numa longa jornada que se prolongou até às 18h30, quando tinha início no Mosteiro de Alcobaça a tradicional missa de São Bernardo.
Escolas com melhorias no novo ano lectivo
As obras da escola do Bárrio foram o primeiro local a ser visitado pela comitiva. Um investimento de 325 mil euros que vai permitir que todas as crianças tenham aulas no mesmo edifício (ao contrário do que acontecia até aqui, havendo uma sala de aulas a funcionar a 200 metros da escola) e que a autarquia quer ver inaugurado ainda este ano. “Queremos que os nossos filhos e netos tenham as mesmas condições, independentemente do local onde estão”, defendeu Paulo Inácio, acrescentando que a Câmara está a fazer “um grande esforço para criar melhores condições noutras freguesias”, depois dos avultados investimentos feitos nos Centros Escolares de Alcobaça e Benedita, inaugurados em 2011 e que deram início à reestruturação da rede escolar do concelho.

Ainda neste contexto, a remodelada Escola do 1º ciclo de Aljubarrota deverá inaugurar já no início do ano lectivo que se avizinha. Num investimento de 300 mil euros, foram criadas mais salas, melhoraram-se os sanitários e as zonas exteriores.
Também em São Martinho a autarquia fez questão de mostrar a empreitada que está a dotar a Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto de condições há muito reclamadas e necessárias a um ensino de qualidade. “Uma obra valiosa para nós”, referiu o presidente da Junta de Freguesia local, Joaquim Clérigo.
Ainda na vila balnear, a autarquia deu conta da intenção de requalificar a Fonte do Largo Engenheiro Frederico Ulrich, um espaço que Paulo Inácio acredita ser “desconhecido por muitos”, mas ao qual se quer dar nova vida, recuperando aquele que se presume ser o mais antigo chafariz da vila. No espaço deverá ser colocada nova iluminação, bicas com água potável e painéis alusivos à lenda de S. Martinho.
Da parte da manhã houve ainda tempo para visitar o novo reservatório da Cela, que veio “mais que duplicar a capacidade do reservatório antigo” e dar resposta às constantes falhas no abastecimento de água que ocorriam naquela freguesia. Actualmente está a ser substituída a rede distribuidora, numa empreitada que o Paulo Inácio disse estar concluída em Outubro. Contas feitas, são três milhões de euros, o que representa “um esforço enorme, mas necessário”.
Vimeiro vê nascer novo Centro de Saúde
Já na freguesia do Vimeiro, onde a comitiva almoçou ao ar livre, Paulo Inácio mostrou-se orgulhoso da construção do novo centro de saúde, que a partir de 2013 vai servir a população. Um anseio antigo da população, só alcançado graças ao apoio dos fundos comunitários, que garantem cerca de 54% dos 471 mil euros em que a obra está orçada.
Da parte da tarde, a visita passou pela antiga Escola Primária da Benedita, cujas salas foram cedidas a diversas associações a instituições da sociedade civil local. A comitiva passou ainda pela Loja Social da Junta de Freguesia da Benedita, onde são atendidas “cerca de cinco, seis famílias por dia”, garantiu a presidente da Junta, Maria José Filipe. Uma iniciativa que Paulo Inácio considerou um exemplo que gostava de “replicar por todo o concelho”, que além da Benedita conta já com lojas semelhantes em Alcobaça, Bárrio e Pataias.
A Fábrica do Empresário, projecto que junta a autarquia e a Associação de Desenvolvimento Empresarial da Benedita, e que pretende recuperar o fulgor das empresas da região de outros tempos, também foi apresentada aos que compunham a comitiva.
A visita passou ainda pelas obras da primeira fase da regeneração urbana que estão já a decorrer junto ao Tribunal de Alcobaça e que do acordo com Paulo Inácio devem estar concluídas no primeiro trimestre de 2013.
Feira de São Bernardo com recorde de participações
O feriado municipal de Alcobaça ficou ainda marcado pelo arranque da Feira de São Bernardo, que até ao passado domingo atraiu ao MercoAlcobaça e sua envolvente dezenas de milhar de pessoas. Numa edição onde a venda ambulante e as diversões para miúdos e graúdos voltaram a andar de mãos dadas com a mostra de serviços e de actividades económicas do concelho, a autarquia de Alcobaça registou um recorde de empresas representadas no pavilhão multiusos.
Já o cartaz de animação, onde estiveram em destaque concertos gratuitos para diferentes gostos musicais e faixas etárias. Áurea, Quim Roscas e Zeca Estacionâncio e Filipe Pinto garantiram, nos primeiros e no último dia de feira, plateias lotadas.
Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt






























