Município assina protocolo com associação juvenil ACNI

0
601
A Associação Cultural Novas Ideias visa a integração e capacitação dos jovens

A Câmara das Caldas assinou um protocolo de colaboração com uma associação juvenil de Setúbal

A Câmara das Caldas da Rainha assinou, a 1 de junho no auditório do seu edifício, um protocolo de colaboração com a ACNI – Associação Cultural Novas Ideias, fundada em 2016, em Setúbal.
A associação juvenil começou com atividades na área da cultura (música) e desporto, com o objetivo de “promover a integração dos jovens, principalmente dos mais desfavorecidos ou com menos oportunidades, nas áreas em que pretendíamos intervir”, explicou a presidente, Madalena Espada.
A ACNI propõe encontros de associações juvenis do distrito de Leiria nas Caldas, uma feira de tecnologia juvenil, atividades de voluntariado, ações comunitárias como campanhas de arrecadação de alimentos ou brinquedos para instituições de caridade locais, workshops de empreendedorismo social para jovens e ainda oficinas de softskills para este público, ainda sem uma previsão de data de realização.
“Pretendemos que este seja um momento que vai marcar a união de duas cidades e que daqui possam vir muitos projetos que consigam promover a integração de vários jovens, não só na nossa cidade, em Setúbal, mas também aqui”, promovendo ainda a sua capacitação e incentivando a intervenção em áreas sociais, afirmou Madalena Espada, acrescentando que a ACNI quer “criar alguns laços com associações juvenis da região”.
A colaboração com o concelho termal, nomeadamente, com as escolas, já aconteceu, recentemente, num projeto acerca da utilização da música na promoção da saúde mental dos jovens.
A associação está ainda a desenvolver, com recursos a estagiários da Escola Lima de Freitas, em Setúbal, uma aplicação, chamada Vidha, que visa apoiar na gestão das associações juvenis.
A parceria entre o município das Caldas da Rainha e a ACNI está “alicerçada no desenvolvimento das atividades direcionadas para os jovens, designadamente na recuperação de espaços municipais destinados à criação de zonas sociais para os jovens, dinamização de atividades relacionadas com o bem-estar e a criação de um núcleo para a associação na área georgráfica do concelho”, para além da prestação de apoio logístico, refere o protocolo de colaboração. ■

- publicidade -