Em Óbidos o Mercado Medieval tem atraído milhares de pessoas nestes primeiros dias. Evento termina este domingo
O rei D. Dinis e a rainha D. Isabel chegaram a Óbidos na tarde de 18 de julho, com a sua corte, para inaugurar mais uma edição do Mercado Medieval. “Entre rosas e espinhos” é o mote deste ano e celebra o casamento real.
Numa autêntica viagem ao passado, exponenciada pela localização, vemos o rei D. Dinis a oferecer a Vila de Óbidos como dote de casamento, vindo a ser a Casa das Rainhas.
Ora vemos a Rainha a falar ao povo e a ordenar a construção da Gafaria, como a seguir vemos também acontecer o Milagre das Rosas. É a História a ser recriada ao vivo.
Na Liça assistimos ao torneio das tréguas entre D. Dinis e o seu filho, D. Afonso IV e seguimos depois para uma nova volta pelo mercado.
O evento vive muito da animação. São cerca de 250 animadores, aos quais se juntam 150 mercadores e artesãos, mas também uma média diária de 25 a 30 atuações musicais, teatrais e de dança.
O Mercado Medieval de Óbidos, que conta ainda com 33 torneios a cavalo, 11 cortejos e 11 arruadas, tem como outro ponto forte a gastronomia e aí são 18 as tabernas com iguarias alusivas à Idade Média.
Uma das grandes novidades deste ano é a criação de experiências imersivas que permitem o acesso a atividades e locais exclusivos.
Uma delas intitula-se de “Caminhos da Rainha” e dá acesso, além da entrada no evento, ao acampamento militar, à granja do arrabalde, à falcoaria e à confraria.
Outra, de nome “Corte dos Reis”, permite viver a experiência de ser convidado do rei no banquete real que celebra o casamento, assistindo às festividades e participando como séquito dos diferentes momentos na corte.
Neste caso, além da entrada, o bilhete inclui o aluguer de traje, a participação no cortejo, a participação no “Milagre das Rosas”, um lugar reservado para assistir ao “Torneio das Tréguas”, a saudação aos reis o banquete real e a entrada na zona dos “Caminhos da Rainha”. A experiência Caminhos da Rainha custa 15 euros para adultos e 13 euros para crianças, e a Corte dos Reis 79 e 39 euros, respetivamente.
Outra novidade deste ano é o alargamento da área do recinto e a inclusão da Igreja de São João do Mocharro, onde encontramos a confraria.
Livro e palestras
No passado sábado, dia 20 de julho, foi lançado no âmbito do evento o livro “O Romance de D. Dinis. El-Rey que (nom) fez tudo quanto quis.”, da autoria de Natália Constâncio. A apresentação decorreu na Biblioteca Municipal de Óbidos – Casa José Saramago.
A obra retrata a vida e o relacionamento do rei D. Dinis com D. Isabel, mencionando a vila de Óbidos.
Nesse dia realizou-se também uma palestra sobre “A Heráldica Portuguesa na época de D. Dinis”, com Miguel Metelo de Seixas e Catarina Tente.
Para sábado, dia 27 de julho, está prevista a realização de uma conversa com Maria Filomena Andrade e João Luís Fontes, na Igreja de São João do Mocharro, sobre o tema: “Isabel de Portugal: o poder, a vontade e a misericórdia”.
Nos primeiros dias o Mercado Medieval tem recebido milhares de pessoas, como é costume, anualmente. O dia da inauguração – quinta-feira – já permitia antever uma grande afluência para o primeiro fim-de-semana, o que se veio a verificar. O evento está a decorrer diariamente até este domingo, 29 de julho. A entrada custa 10 euros para maiores de 12 anos e 8 euros para crianças dos 4 aos 11 anos. ■






























