Uma mulher de 60 anos morreu na Foz do Arelho depois de ter sido atropelada pelo próprio carro, ao fim da tarde de 1 de Janeiro.A mulher encontrava-se com o marido numa propriedade do casal para alimentar os animais. Segundo noticiou a Lusa, o carro ter-se-á destravado e, num terreno de acentuada inclinação, acabou por colher a vítima. O óbito foi confirmado no local e o marido, apesar de não apresentar ferimentos, teve que receber assistência psicológica no local.
O primeiro dia do ano na região ficou ainda marcado pelo desaparecimento de um jovem de 24 anos de origem polaca na Nazaré. O alerta foi dado na noite da passagem de ano por três testemunhas que o viram desaparecer na água do mar, arrastado pelas ondas.
O jovem estava a tirar um mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente no Instituto Politécnico de Leiria, ao abrigo do programa Erasmus. O mau tempo não tem contribuído para que se realizem buscas no mar, pelo que estas se têm limitado a terra. Até à hora do fecho desta edição o corpo não tinha ainda sido resgatado.
Campo da Mata alvo de novo furto
O Campo da Mata, casa do Caldas SC, foi alvo de furto na noite de 3 para 4 de Janeiro. As instalações foram invadidas através de arrombamento de cadeado. Os larápios levaram uma moto quatro, no valor de 8 mil euros, que é propriedade do presidente do clube, Carlos Vasques. O equipamento estava emprestado ao clube para rebocar o cilindro que serve para compactar o relvado.
Esta não é, contudo, uma situação nova. As instalações do clube têm sido alvo dos amigos do alheio de forma recorrente, tendo o Caldas sido lesado em diverso material desportivo, inclusivamente chuteiras dos jogadores, e ainda recentemente foi furtado um aparelho de fisioterapia do gabinete médico. O clube apresentou queixa nas autoridades competentes.
No dia 30 de Dezembro, foi furtado tabaco e raspadinhas de uma tabacaria na Benedita.
A 29 de Dezembro foram detidos em Vila Franca de Xira quatro elementos que pertenciam a um grupo organizado que se dedicava ao furto de tabaco em estabelecimentos nas zonas das Caldas da Rainha, Santarém, Setúbal e Lisboa.
No dia 28 de Dezembro o Núcleo de Investigação Criminal das Caldas da Rainha apreendeu 496 doses de cannabis, material para embalagem de estupefacientes, quatro telemóveis, um par de brincos de ouro, uma pistola de calibre 6,35 e uma quantia não especificada de dinheiro, na sequência de uma busca domiciliária na Vestiaria, Alcobaça. No mesmo dia foi furtado um motociclo que se encontrava numa residência na Benedita. O veículo foi recuperado no dia seguinte pela GNR.
Época festiva sem mortes na estrada
Na semana de 28 de Dezembro a 3 de Janeiro a GNR registou 24 acidentes nas estradas da região, dos quais resultaram oito feridos ligeiros. De destacar que durante a quadra festiva a GNR não registou qualquer morte na estrada e apenas houve um ferido grave nos 54 acidentes que se verificaram desde 21 de Dezembro.
Apesar de todos os avisos, há no entanto sempre quem arrisque conduzir, mesmo quando não está em condições de o fazer. Em Peniche um jovem de 25 anos foi detido pela PSP por conduzir com uma taxa de 2,47 g/l no dia 1 de Janeiro pelas 10h48 da manhã. Na noite de Natal, um homem de 65 anos foi detido nas Caldas por conduzir com uma taxa de 1,85 g/l e em Alcobaça, na mesma noite, um homem de 37 anos foi detido por desobediência qualificada por se recusar a fazer o teste de alcoolemia, depois de sofrer um despiste de automóvel.
Peças da Rota Bordaliana e do Caldas District Story vandalizadas
Na noite de 24 de Dezembro foram vandalizadas várias peças da Rota Bordaliana e do Caldas District Story, nas Caldas da Rainha.
Da Rota Bordaliana foram danificados um caracol, duas tartarugas e dois cogumelos que se encontram em frente ao Espaço Turismo. As peças estão já a ser reparadas e o município está a ponderar protegê-las com uma caixa idêntica às que protegem as restantes peças daquela rota.
Foram ainda danificadas duas peças do projecto Caldas District Story, próximo da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo. No entanto, o custo da reparação destas ficará a cargo da empresa que as produziu, uma vez que as peças estão em fase de teste de funcionamento, adiantou a autarquia.
O Caldas District Story será apresentado durante este mês.






























