Movimento solidário com André Agostinho ganha força na Benedita, Vimeiro e Turquel

0
1808
São já cerca de 120 os estabelecimentos comerciais onde é possível deixar donativos

São já 120 os estabelecimentos das freguesias da Benedita, Turquel e Vimeiro que disponibilizam latinhas para receber os donativos para a ajudar a família de André Agostinho. As ajudas têm chegado de vários quadrantes e até já envolveram a equipa de hóquei
em patins do Sporting, que foi leiolado pelo Hóquei Clube de Turquel num encontro de escalões de formação na semana passada.
Na Benedita está a ser organizado um passeio de bicicletas e caminhada solidários a 9 de Fevereiro. O jovem ficou em estado vegetativo e com consciência reduzida após um grave acidente de viação no IC2 em Março do ano passado

 

O beneditense André Agostinho sofreu um acidente grave no IC2 em Março do ano passado. Sofreu várias lesões do foro neurológico que o deixaram num estado vegetativo e com consciência mínima.
Após meses de internamento, o jovem foi transferido para uma clínica de reabilitação para continuar os tratamentos, que estão a ser custeados por uma seguradora.
Nascido numa família de poucos recursos, era o salário de André Agostinho que garantia o pagamento da renda da casa onde morava com a mãe, e contribuía ainda para a ajuda das despesas. “A mãe tinha um emprego sazonal e teve que se despedir para se dedicar a 100% à recuperação do André”, contou Joaquim Silva, um dos dinamizadores da campanha solidária, à Gazeta das Caldas.
A família terá direito a receber uma indemnização, mas o processo está ainda em curso e até que fique resolvido era precisa uma fonte de receita para fazer face às despesas do dia-a-dia. “Temos que ser nós enquanto comunidade a ajudar”, defende o empresário beneditense.
Foi por isso que nasceu a campanha das latinhas, criada por Nelson Né, amigo de André Agostinho, e por Isabel Fernandes, nas freguesias do Vimeiro, onde o jovem morou, e de Turquel, onde jogou hóquei em patins.
Os dois contactaram Joaquim Silva para estender a campanha à Benedita. Desde o início da campanha solidária foram colocadas latinhas em diversos estabelecimentos, onde qualquer pessoa pode passar e deixar o seu donativo até ao final de Fevereiro. Actualmente estão disponíveis em cerca de 120 localizações.

Leilão e passeio solidário

- publicidade -

Entretanto, o movimento tem ganho dimensão e outras iniciativas se juntam para aumentar a ajuda disponível.
No hóquei em patins, modalidade que André Agostinho praticou, o Hóquei Clube de Turquel angariou 260 euros com o leilão de uma camisola e de um stick autografados pelos jogadores do Sporting. O stick foi adquirido por um grupo de pais de atletas do HC Turquel e doado para ser novamente leiloado.
Na Benedita, realiza-se a 9 de Fevereiro um passeio solidário de BTT, bicicletas de estrada e uma caminhada, que inclui almoço. O evento é de participação livre, mas os participantes são convidados a deixar um donativo. As inscrições podem ser feitas até 7 de Fevereiro por SMS para os contactos 966019881, 912470269, 966809553 ou 932969165.

- publicidade -