
Cerca de 50 das mais de 100 empresas existentes na freguesia das Gaeiras vão estar expostas na segunda Mostra de Actividades Económicas, que decorre de 19 a 25 de Abril, nos antigos armazéns do vinho. A iniciativa, que decorre cinco anos depois do sucesso da primeira mostra, assinala o 10º aniversário da elevação das Gaeiras a vila.
Face à elevada quantidade de empresas interessadas o critério de escolha assentou na diversidade. Desta forma, é possível encontrar desde representantes do ramo alimentar ao automóvel, passando pela metalo-mecânica, artesanato e serviços.
Durante esta semana estarão também várias pessoas a mostrar o seu saber ao vivo, como é o caso de uma doceira, uma ceramista, uma oleira e uma massagista e esteticista. Estarão ainda representadas as empresas incubadas no ABC – Apoio de Base à Competitividade, que funciona no Convento de S. Miguel, e as sete instituições que existem na freguesia.
“Achamos que num momento de dificuldade como o actual uma autarquia de base pode dar um contributo para divulgar o trabalho feito pelas empresas sediadas na freguesia”, explicou Eduardo Silva, presidente da Junta das Gaeiras, que organiza o evento. O autarca acrescentou ainda que irá participar uma empresa que se dedica à comercialização de produtos alimentares e que irá oferecer alguns desses produtos.
A organização endereçou um convite ao ministro da Economia, Vieira da Silva (ainda antes de demissão do governo), e gostaria de ter a sua presença para “deixar alguns recados” ao governo. Eduardo Silva disse ter já a garantia de que o secretário de Estado da Inovação e Desenvolvimento, Carlos Zorrinho estará presente.
“Convidámos também várias entidades públicas, que esperamos que venham e possam dar também aqui algum alento às empresas”, acrescentou, realçando que “estes empresários estão disponíveis para arregaçar as mangas, mas é necessário deixar garantias que podem continuar a criar postos de trabalho e a crescer”.
O autarca salienta ainda que importa mostrar que o concelho não é só a vila muralhada e os eventos ali produzidos, mas também as freguesias que o compõem, onde há pessoas empreendedoras e a criar riqueza.
A mostra das actividades económicas tem um custo de cerca de 1200 euros, pago na sua totalidade pela Junta de Freguesia. Será inaugurada a 19 de Abril pelas 18h00 e estará aberta diariamente até 25 de Abril, das 15h00 às 22h00.
Eduardo Silva referiu ainda que os Censos estão a demonstrar que esta freguesia cresceu muito na última década. “Temos um aumento de 50% ao nível de habitações”, disse, acrescentando que a freguesia depois de ser vila ganhou uma série de equipamentos que a tornou mais atractiva.
Primeira grande exposição de Santo Antónios
No âmbito das comemorações do 10º aniversário da elevação das Gaeiras a vila será também feita a 1ª Grande Exposição Nacional de Santo Antónios. A mostra irá decorrer de 22 de Abril a 26 de Junho, na sede da Junta de Freguesia.
Vão estar expostos trabalhos de 42 artistas oriundos de vários pontos do país, nomeadamente Viana do Castelo, Braga, Barcelos, Viseu, Lousã, Coruche e Sintra.
“Será uma manifestação cultural muito interessante”, acredita Eduardo Silva, que foi confrontado, nas mostras anteriores, com coleccionadores à procura de imagens deste santo.
A exposição poderá ser vista durante a semana entre as 14h00 e as 18h00, e aos fins-de-semana e feriados, entre as 14h00 e as 20h00.






























