O Mosteiro de Santa Maria de Coz, composto pela Igreja de Santa Maria de Coz, o seu antigo dormitório e restantes dependências, foi decretado oficialmente como Monumento Nacional, após decisão tomada em Conselho de Ministros realizado esta quinta-feira.
O Mosteiro de Coz integra um lote de cinco imóveis até ao momento considerados de “Interesse Nacional”, que viram agora atribuída a designação de “Monumento Nacional”, tendo em conta “o interesse dos bens enquanto testemunhos notáveis de vivências ou factos históricos”, pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros.
“Este é sem dúvida um dia histórico para todo o concelho de Alcobaça”, reagiu Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, que considera que a decisão faz “justiça” ao Mosteiro de Coz, ao concelho e ao legado cisterciense, até agora mais circunscrito ao Mosteiro de Alcobaça “na perceção pública”, comenta.
O autarca realça ainda que, sendo agora Monumento Nacional, o Mosteiro de Coz pode ser candidatado a fundos para as necessárias obras de reabilitação e de preservação, “nomeadamente na sua zona envolvente, de modo a modernizar o acolhimento dos seus visitantes”.































