Mosteiro de Alcobaça começa a inverter queda nas visitas

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MosteiroRevistaTAPJá passaram quatro anos desde que foi criada a Associação de Mosteiros Portugueses Património da Humanidade, que junta os mosteiros de Alcobaça, Batalha, Jerónimos (Lisboa) e o Convento de Cristo (Tomar). O objectivo era promover os quatro monumentos num único produto turístico de projecção mundial e o património cultural e natural das zonas em que estes se inserem. O certo é que depois disso todos eles têm aumentado o número de visitantes… à excepção do Mosteiro de Alcobaça, que depois de anos em queda, só agora começa a dar sinais de aumento nas visitas pagas.
Dos quatro monumentos que integram a Associação, o Mosteiro de Alcobaça é o que regista o menor número de visitas pagas, que tem descido ano após ano. Em 2013, apenas 176.767 pessoas estiveram na área de visitas pagas do Mosteiro, o que representa um decréscimo de cerca de 4.000 pagantes relativamente a 2012. Não é conhecido o número de visitantes da área de acesso gratuito, que inclui a Igreja, o Deambulatório e os Túmulos de D. Inês de Castro e de D. Pedro I. Mas esta possibilidade de visitar parte do monumento gratuitamente pode ajudar a explicar a queda nas entradas pagas.
Olhando para as estatísticas da Direcção-Geral do Património Cultural, que tutela os quatro monumentos, verifica-se mesmo que o mosteiro alcobacense foi o único dos quatro a registar uma descida nas visitas pagas. O Mosteiro dos Jerónimos teve um aumento de 28.602 visitantes, o Mosteiro da Batalha atraiu mais 19.543 visitantes e o Convento de Cristo, em Tomar, regista um acréscimo de 8.252 visitantes relativamente a 2012.
Mas a tendência decrescente das visitas pagas no mosteiro cistercense parece estar agora a inverter-se.
Jorge Pereira de Sampaio, director do Mosteiro de Alcobaça, disse à Gazeta das Caldas que nos primeiros seis meses de 2014 o monumento registou um aumento de 4,2% nas visitas pagas, relativamente a período homólogo de 2013.
Por enquanto, mantém-se a aposta na promoção em rede. Ainda recentemente o Mosteiro de Alcobaça esteve em destaque na revista da TAP Portugal. Num anúncio da Associação de Mosteiros Portugueses Património da Humanidade publicado na edição de Agosto, a fotografia da abadia cisterciense serve de pano de fundo ao convite deixado aos turistas para passear pelo Oeste, visitar Lisboa, Alcobaça, Tomar e Batalha e os seus mosteiros e desfrutar da hospitalidade das suas gentes, da cultura e história, da gastronomia, das paisagens naturais destas cidades.
A opção por uma fotografia de página inteira da fachada do monumento alcobacense coloca-o diante dos olhos de milhares de pessoas que durante o mês de Agosto escolhem a companhia aérea portuguesa para as suas viagens. A aposta na revista UP não é nova. Já em Junho a publicação mensal da TAP continha uma página dedicada a estes mesmos mosteiros, com importância reconhecida pela UNESCO.
De acordo com o divulgado pela autarquia alcobacense em comunicado, “esta campanha está integrada numa nova estratégia de comunicação” da Associação. O que se pretende é “ir ao encontro dos numerosos turistas estrangeiros que todos os anos elegem Portugal como o seu destino de férias”, diz a autarquia.
Mas a promoção em rede não se fica por aqui. O Mosteiro de Alcobaça é também um dos integrantes da Rede do Património Mundial em Portugal, cujo acordo de cooperação foi assinado no passado mês de Julho.
O acordo junta os gestores do património e a Comissão Nacional da UNESCO e visa aproximar os vários sítios e monumentos com a chancela desta organização das Nações Unidas, através do debate sobre a gestão e reabilitação do património, da partilha de conhecimentos e da participação em projectos que gerem valor nas regiões em que se insere o Património Mundial e o difundam o Património em Portugal e no Mundo.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

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