Faleceu na passada sexta-feira, dia 20 de Janeiro, o presidente da direcção de Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria e director do Jornal de Leiria. José Ribeiro Vieira foi vítima de doença prolongada e deixa como legado uma vida intensamente ligada ao mundo empresarial e associativo.
Licenciado em Engenharia Electrotécnica no Instituto Superior Técnico, depois de ter frequentado a Academia Militar, José Ribeiro Vieira foi major do Exército até 1978. No ano seguinte assume o cargo de vereador na Câmara de Leiria pelo PS, onde se mantém até 1982. Entre 1985 e 1987 é eleito membro da Assembleia Municipal de Leiria pelo PRD e no seu percurso político destaca-se ainda o facto de ter sido mandatário distrital das candidaturas a Presidente da República de António Ramalho Eanes e de Aníbal Cavaco Silva, em 1980, 1995 e 2011, respectivamente.
No perfil publicado no site da Movicortes, grupo do qual era fundador e administrador, salienta-se ainda que Ribeiro Vieira “desempenhou várias actividades de direcção em associações de carácter desportivo, cultural e empresarial”. O contributo para a fundação da Associação para o Desenvolvimento de Leiria (ADLEI), a participação na associação para o desenvolvimento Económico e Social e na Associação Comercial e Industrial de Leiria são algumas actividades realçadas.Actualmente, José Ribeiro Vieira era presidente da direcção da Nerlei, em representação do Grupo Movicortes, vice-presidente do Conselho Geral da Confederação Empresarial de Portugal e vice-presidente do Conselho Geral da Associação Industrial Portuguesa. “Imbuído de um espírito de missão ímpar José Ribeiro Vieira sempre assumiu as suas funções na NERLEI na perspectiva de concretizar projectos úteis para os empresários e para a região”, refere em comunicado a direcção da associação.
José Ribeiro Vieira integrava, desde 1997, o Conselho Geral do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), órgão que presidia desde o passado mês de Abril. O presidente daquele instituto, Nuno Mangas, salienta que “foi desde sempre um parceiro essencial da afirmação do IPL, tanto ao nível local como nacional e internacional”. Considerando-o “um grande empresário e um homem notável”, Nuno Mangas diz que Ribeiro Vieira “foi, e continuará a ser, um exemplo de empreendedorismo e de dedicação à sua terra”, acrescentando que “o IPL perde o seu presidente do Conselho Geral mas sobretudo perde um amigo e uma referência”. Foram decretados três dias de luto no IPL em sua homenagem.
No mundo da comunicação, Ribeiro Vieira era director editorial da Jorlis, assumindo a direcção do Jornal de Leiria, cuja equipa já deixou a promessa de continuar “a lutar por um dos projectos que o Engenheiro José Ribeiro Vieira mais acarinhava e sentia, mantendo a linha de isenção, rigor, independência e defesa de causas públicas que ele sempre defendeu e promoveu”. Foi também director do semanário Região de Cister, até este último ter sido vendido na semana passada. A sua opinião era presença assídua em diversas publicações.
A morte de José Ribeiro Vieira motivou uma onda de votos de pesar, vindos de vários quadrantes. É o caso da Distrital do PSD, estrutura para a qual “José Ribeiro Vieira foi um cidadão de dimensão nacional, empresário prestigiado, figura incontornável do associativismo empresarial e cidadão destacado da vida pública portuguesa”. Já a Federação Distrital do PS, que refere que “Leiria perdeu um dos seus filhos mais ilustres e que muito contribuiu para a valorizar e afirmar no todo nacional”.
Gazeta das Caldas endereça as sentidas condolências à família enlutada e a toda a equipa do Jornal de Leiria






























