Morreu o comerciante José Maria Simões

0
1419
Noticias das Caldas
José Maria Simões tinha 104 anos | D.R.

Faleceu recentemente o caldense José Maria Simões. Tinha 104 anos e vivia no Lar do Arelho. Até aos cem anos manteve-se autónomo. Foi um comerciante que construiu o seu próprio negócio, uma casa de tecidos e pronto-a-vestir que durante meio século funcionou na rua Capitão Filipe de Sousa.

Este empresário foi sempre muito activo, tendo feito parte de várias associações desde o Montepio, o Atlético das Caldas e até da Associação dos Escuteiros de Portugal.
Fez parte da Associação dos Empregados de Escritório e Caixeiros do Distrito de Leiria. “Lutei pelas oito horas de trabalho para o comércio nas Caldas”, disse o centenário numa entrevista que concedeu à Gazeta das Caldas em 2015.
O percurso de José Maria Simões foi aliás motivo de reconhecimento pela cidade, dado que foi distinguido em 2005 com a medalha da cidade (grau bronze).
Além de comércio e do associativismo, José Simões sempre se destacou pela criatividade, chegando a ter várias montras premiadas na sua loja.
Na entrevista que deu a este semanário, revelou uma memória prodigiosa, relacionada com a evolução do comércio caldense. Aos 102 anos José Maria Simões ainda fazia alguma ginástica e não dispensava um copo de vinho à refeição. Poucos dias antes de morrer um dos netos gravou-o a cantar fado durante uma festa de aniversário.

- publicidade -