Montepio presta cuidados a crianças da Ordem do Trevo

0
501
José Viegas e Francisco Rita na assinatura do protocolo na Sala da Rainha

Protocolo, que foi assinado na semana passada, permitirá apoiar cinco crianças referenciadas pela instituição

O Montepio Rainha D. Leonor vai começar a prestar cuidados de saúde a cinco crianças referenciadas pela Ordem do Trevo. Este medida resulta da assinatura de um protocolo entre as duas instituições, integrando um projeto lançado pela Associação Portuguesa das Mutualidades – APM Rede MUT em 2022, que tem como principal objetivo a criação de um plano de ação para combater a exclusão social e a desigualdade no acesso aos cuidados de saúde especialmente dedicado às crianças.
Mal foi lançado, o Montepio Rainha D. Leonor aderiu, mas primeiro com as Juntas de Freguesia. Este ano decidiram firmar um protocolo com a Ordem do Trevo.
“O tempo e a saúde não são transacionáveis”, salientou Francisco Rita, presidente do Conselho de Administração do Montepio Rainha D. Leonor. “As crianças não podem perder tempo à espera dos cuidados de saúde”. Nesta primeira fase, vão ter acesso, especialmente, a consultas no âmbito da Medicina Dentária, Otorrino e Pediatria. “Não quer dizer que não se vá estender a outras áreas”, esclareceu Francisco Rita, divulgando ainda que cerca de 65% da atividade do Montepio é em apoio ao SNS.
Já José Viegas, presidente da Ordem do Trevo, afirmou que “assinar este protocolo no Dia da Criança é simbólico” e que com ele pretendem “contribuir para a inclusão, criar condições para que as crianças em situações mais precárias tenham acesso a cuidados de saúde”.
“A Ordem do Trevo já presta apoio alimentar, mas também de roupas e de outros bens, e apoio ao estudo e à prática desportiva. Faltava-nos esta área para fechar um ciclo que consideramos extremamente importante”, frisou.
José Viegas explicou que têm “a noção exata da necessidade que algumas crianças têm, conhecemos profundamente as famílias, é uma questão de contactar as famílias que temos referenciadas”.
O mesmo responsável disse que este era um “dia feliz por variadíssimas razões”, uma vez que, à noite, tinham um evento com um grupo de ingleses que através de um quizz em São Martinho do Porto angariaram mais de 500 euros para a instituição.
A Ordem do Trevo apoia atualmente 66 famílias, com 243 pessoas, entre as quais 98 crianças. ■

- publicidade -