Monte Olivett voltou a organizar o enterro do Entrudo

0
1182

MontePelo sexto ano consecutivo a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Santo Onofre (Monte Olivett) voltou a realizar, a 18 de Fevereiro, o Enterro do Entrudo (Carnaval) nas Caldas da Rainha.
Um evento que, de ano para ano, tem tido cada vez mais aderentes. No cortejo que percorreu as ruas da cidade, numa volta que durou mais de uma hora, participaram mais de 200 pessoas.
Juntamente com o “morto”, transportado numa carreta funerária improvisada, seguia o “padre”, os “coveiros” e várias “viúvas”, que foram sempre chorando ao longo do caminho. Ao morto não faltava “um das Caldas”, com dimensões “generosas”, para gáudio dos que participaram nesta brincadeira.
No final do cortejo, na Praça da Universidade (próximo da sede da associação), aguardando ansiosamente pela chegada da comitiva, estava Carla Suzano, que veio com mais cinco familiares. O ano passado já tinha estado presente, mas como acharam uma “tradição engraçada e como as tradições devem manter-se”, decidiram voltar este ano. “Se não vier ninguém tem tendência para acabar, portanto acho que devia ter ainda mais adesão”. Para o ano que vem já planeiam acompanhar o cortejo.
Já Isabel Sousa, que veio da Usseira, nunca tinha visto nem sabia o que esperar do enterro do Entrudo. “Não faço ideia do que aí vem, mas, como gosto do Carnaval, despertou-me a curiosidade”, contou, antes de começar a recordar Carnavais de outros tempos.
Entretanto chegou à Praça da Universidade o cortejo em grande folia e o boneco alusivo ao “morto” ali foi queimado, depois do discurso acusatório do Carnaval.
À Gazeta das Caldas, João Pina, presidente da assembleia da associação, revelou-se mais uma vez muito contente com a grande adesão a esta iniciativa. O objectivo da associação foi de reactivar uma antiga tradição que tinha deixado de ser celebrada nas Caldas da Rainha. Esta colectividade, que também organiza as marchas populares, está sempre à procura de outras tradições esquecidas que possa recriar nas Caldas.
Também presente no Enterro do Entrudo, o vereador Hugo Oliveira, responsável pelo pelouro do Turismo, felicitou a associação Monte Olivetti por dinamizar estas actividades, realçando a importância que estas têm para o concelho. Em relação ao Carnaval, o vereador fez um balanço positivo e deixou em aberto a possibilidade do corso se voltar a realizar na terça-feira à tarde, “caso as associações que participem assim o queiram”.

P.A. / I.V.

- publicidade -