As marchas são uma tradição antiga que se mantém. No passado sábado realizou-se o tradicional desfile no largo da antiga UAL, junto à Biblioteca Municipal. Aqui já se realizam há 17 anos, tal como o festival da sardinha assada.
Este ano participaram três marchas. A da ARECO Coto, veio de verde, amarelo e dourado, com os marchantes vestidos de girassóis. O momento alto desta marcha foi o fogo-preso que saiu de um girassol em ponto grande.
Do Centro Social de Ribamar os marchantes vieram de amarelo e preto, a celebrar os 40 anos da instituição.
A marcha anfitriã, de prateado e azul e com saias florais de várias cores, teve como tema o balneário das águas santas, que recriaram com os arcos. A música também se referia a este antigo balneário.
No total, mais de uma centena de marchantes coloriram o largo. No final houve prémios para todas as associações. João Pina, presidente da A.C.D.R. Monte Olivett Sto. Onofre, agradeceu a participação e envolvimento de todos, particularizando com uma homenagem a Augusto Santos, que ano após ano, assa as sardinhas. Trabalharam na organização mais de 20 voluntários além da direcção. Num discurso emocionado, António José Cipriano, que durante 17 anos dirigiu a marcha, revelou que este é o seu último ano no cargo.
Na assistência estava Maria Silva, das Caldas, que costuma vir às marchas, até porque tem familiares na de Ribamar.
“Gosto das coreografias, das roupas e dos adereços”, contou, elogiando o trabalho da marcha do Coto e revelando que para a semana irá ver as marchas daquela freguesia. “É um convívio muito bonito e acho que não se deve perder”, concluiu.
Essa foi uma opinião partilhada pela também caldense Ana Branco, que mora logo em frente à Biblioteca. “Gosto do espectáculo e é importante para dinamizar esta zona”, explicou, acrescentando que este local é o melhor porque é ao ar-livre.
Veio com o sobrinho e, depois de comerem umas sardinhas, que “estavam óptimas”, foram ver as marchas e o baile.
Este fim-de-semana a folia continua porque até amanhã está a decorrer o 6º Festival do Frango Assado da mesma associação e no mesmo local. Hoje, a partir das 21h00, há animação com o Grupo Zulu e às 23h00 actua a Banda Nóia.
Amanhã, último dia do evento, Elsa e Marina sobem ao palco (21h00), seguindo-se as marchas populares (do Coto, A-dos-Francos e Monte Olivett).
- publicidade -