Obras, avaliadas em mais de seis mil euros, para resolver infiltrações e para criar maior conforto
A União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro está a realizar obras no edifício sede, em particular na zona do moinho. A intervenção, avaliada em mais de seis mil euros, permitirá melhorar as condições e o conforto, mas também poupar energia.
“Deparámo-nos com muitas infiltrações na cobertura do moinho, na parte da chapa de zinco, o que fez com que o madeiramento que sustinha a cúpula estivesse apodrecido”, explicou à Gazeta das Caldas o presidente da União de Freguesias, Nuno Santos. “Fizemos a substituição de todo o madeiramento, a impermeabilização das chapas de zinco e foram colocadas umas telas de xisto por cima. Agora estamos a colocar isolamento e um tecto falso no interior”, complementou, acrescentando que também na zona da clarabóia foi feita a impermeabilização e será pintada. “Iremos também substituir as janelas do moinho, porque são de madeira e em algumas faltam partes que apodreceram”, contou o autarca, explicando que na zona mais alta do moinho não havia janela. A colocação das janelas permite manter a temperatura no interior do edifício, uma vez que atualmente se desperdiça energia a aquecer o espaço quando o calor acaba por sair. “Vamos colocar janelas em PVC, com a mesma traça das atuais, em madeira, mas com uma durabilidade maior. É uma poupança de energia e um aumento do conforto”, frisa.
A intervenção inclui também a substituição de algumas zonas de soalho. “Não dava para esperar mais”, afirma Nuno Santos, contando que o preço estimado não inclui as pinturas, “que vamos ser nós a fazer”, representando os trabalhos dos pedreiros e dos carpinteiros.
“No terraço havia um escoadouro anulado de há muitos anos que de vez em quando causava a inundação da sala das sessões da assembleia e retificamos essa situação com uma descarga direta”, disse, estimando a conclusão dos trabalhos para a primeira semana de junho. ■






























