
Amanhã a noite será de glamour e irreverência na Praça de Santa Maria, em Óbidos, com a apresentação de um desfile de moda, com apontamentos de chocolate, que conta com a presença dos designers de moda Storytailors.
Os fatos para a passagem de modelos são elaborados pelos alunos do CIVEC – Centro de Formação Profissional da Indústria de Vestuário e Confecção e as entradas são livres.
“Vamos fazer uma homenagem ao património histórico de Óbidos, com um espectáculo de luz, cor e som, que vai surpreender o público, pois vai ser muito diferente dos desfiles anteriores”, refere José Parreira, responsável pela Óbidos Patrimonium, que organiza o evento.
A noite termina com a Choc Night Fest, na cerca do castelo. Este será o último fim-de-semana do festival que, tendo em conta as previsões de bom tempo, deverá voltar a ter muitos visitantes.
Nos dois primeiros fins-de-semana visitaram o evento cerca de 130 mil pessoas, tendo-se mesmo registado durante a tarde de domingo alguma lentidão nos acessos a Óbidos.
Entre os visitantes esteve um grupo de formandos do curso de cozinha e pastelaria, promovido pelo IEFP de Lagos, que veio ao festival pela primeira vez, na tarde de sexta-feira. Tendo em conta que os frequentadores desta formação são desempregados, resolveram vender os bolos que costumam fazer em contexto de aula e assim angariar dinheiro para a deslocação.
Paula Mártires, formadora de Pastelaria deste curso, destaca o interesse do festival, mas aponta uma “pequena” falha: “é preciso mostrar como se trabalha o chocolate a quem não conhece”.
A responsável destacou os workshops que ali são feitos, assim como a exposição de cake design patente na galeria da Casa do Pelourinho, que “encantou os alunos”.
Durante o passado fim-de-semana, foi também lançada a cerveja Sagres Preta de Chocolate que poderá ser provada também nos próximos dias.
Na tarde de domingo, o coordenador técnico do festival, Vítor Nunes, realizou ao vivo peças em chocolate, que serão utilizadas para o site em chocolate desta nova cerveja.
A cerveja Sagres Preta Chocolate é uma edição especial limitada que mistura o toque de caramelo da cerveja Preta, com o aroma de chocolate.
Os bombons em cerâmica de Ana Sobral
A temática do chocolate chegou à cerâmica. O Centro de Design de Interiores tem patente, até 10 de Abril, um projecto doce, de cores vivas e quentes, um bombom intemporal.
A proposta é da artista Ana Sobral, que explica que a “ideia surgiu através das embalagens” que lhe oferecem com bombons. Depois de comer os chocolates, começou, por brincadeira, “a recheá-las com bombons em cerâmica”, uma ideia que propôs a Óbidos por ocasião do Festival do Chocolate, mas que perdura muito além do evento.
Ana Sobral nasceu em Moçambique em 1957 e reside na Foz do Arelho desde 1980. É licenciada em Escultura pela ESAD e tem participado em várias exposições colectivas e individuais em Portugal. É também presença regular nas bienais de Averio e na Festa do Avante, e está representada em galerias em Lisboa, Porto e Guimarães. Faz parte da direcção do colectivo 3 C (Associação de Cerâmica Criativa).






























