O projecto “Via Domus”, do Serviço de Medicina Interna do Hospital das Caldas da Rainha, foi um dos vencedores da edição deste ano da Missão Sorriso, uma iniciativa que apoia projectos de saúde com o valor da venda de produtos da Leopoldina nos hipermercados Continente. Ao Hospital das Caldas foram atribuídos 21.566 euros.
Promover a autonomia das pessoas e cuidadores informais, ao nível da gestão do processo de doença no regresso a casa, é o objectivo deste projecto. O processo de reabilitação, que tem ainda início no hospital, é continuado em casa num acompanhamento profissional. Numa primeira fase serão incluídos todos os utentes com mais de 65 anos de idade que estejam internados no serviço de Medicina Interna do Hospital das Caldas da Rainha e que tenham como destino o domicílio nos concelhos de Óbidos e Caldas da Rainha, após a alta hospitalar.
Trata-se de um projecto de continuidade de cuidados que visa a educação para a saúde, através de ensinos individualizados e treinos específicos. Inclui uma linha telefónica de apoio e visitas domiciliárias pré e pós alta para avaliar condições, sugerir modificações e ajudas técnicas, testar habilidades e reforçar ensinos.
O Centro Hospitalar do Oeste, que tinha candidatado quatro projectos, agradece a todos os que votaram e à Missão Sorriso “sem a qual não seria possível avançar com este tipo de iniciativas que melhoram a prestação de cuidados de saúde da instituição”.






























