
A Santa Casa da Misericórdia de Óbidos recebeu uma menção honrosa, no valor de 11.373 euros, na edição deste ano do Prémio BPI Seniores. O galardão foi entregue, no passado 3 de Outubro, no Centro Cultural de Belém, pelo presidente do BPI, Fernando Ulrich.
Este apoio permitirá equipar a sala de fisioterapia interior e adaptar o espaço exterior para actividades físicas acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida. Possibilitará também a promoção de saúde e bem-estar dos seniores, estimulando a sua autonomia física e psicológica.
O provedor da Misericórdia, Carlos Orlando, destaca a importância do prémio que, para além de beneficiar os utentes do lar, também poderá ser usado pelas pessoas que possuem o serviço de apoio ao domicílio. “Pretendemos que este equipamento seja mais uma estratégia para aproximar a Misericórdia da comunidade obidense, estando ao dispor de todos”, disse à Gazeta das Caldas.
Este ano o primeiro prémio foi para a delegação de Torres Vedras da Cruz Vermelha Portuguesa, que recebeu perto de 16.000 euros para especializar socorristas seniores para integrarem a equipa de emergência local e actuarem em situação crítica de saúde.
Da região foram também contemplados a Cáritas Paroquial de Vilar (Cadaval), com 3.200 euros para aplicar no projecto “Terapia sem medicamentos”, e o Centro Solidariedade e Cultura de Peniche, com 10.700 mil euros para a implementação do projecto “Melhoria da Autonomia”. Este último prevê a criação de uma sala de fisioterapia para recuperação motora, sensibilização para a prevenção de quedas e treino de actividades de vida diária para maior autonomia. Será também feito um diagnóstico individual e a avaliação trimestral do utente.
Ao todo, é de 500 mil euros o apoio anual do BPI aos projectos que promovam a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento activo de pessoas com idade superior a 65 anos.
Criado em 2013, o Prémio BPI Seniores já distinguiu 78 projectos. No total das três edições foram entregues 1,7 milhões de euros a instituições privadas sem fins lucrativos, sendo que em 2015 foram atribuídos mais 200 mil euros do que nas edições anteriores.
Na edição de 2016, o Prémio BPI Seniores recebeu 548 candidaturas.






























