Misericórdia em festa assinala o Natal

0
667

2utentespalco copyA festa de Natal da Misericórdia deste ano realizou-se a 13 de Dezembro e contou, como é tradição, com a participação de utentes e funcionários da instituição.
Viveram-se momentos de poesia, dança, música, canto e também foram dados abraços, após a apresentadora ter pedido que se formassem pares e que cada um dos presentes se “pusesse” no lugar do outro. O objectivo, explicou, era que cada um compreendesse a posição e os sentimentos daqueles com quem lida habitualmente.
“Chuva”, uma canção que é habitualmente entoada pela fadista Mariza, foi interpretada por Marcela Silva. A jovem cantora foi acompanhada à viola por Duarte Dias. Ambos são das Caldas e têm uma presença regular nesta instituição, onde realizam Noites de Fado.
Nesta celebração, um jovem de 15 anos (utente da Santa Casa) que toca violino, conseguiu vencer a timidez e encarar de frente a plateia, numa demonstração que conquistou o público e arrancou fortes aplausos.
A festa prosseguiu com discursos e celebrações natalícias e com os seniores da instituição a dar vida às várias figuras do presépio. Exceptuando o Menino Jesus – que era um boneco – as figuras de S. José, Nossa Senhora e os Reis Magos ganharam vida nesta festa convívio que decorreu durante toda a tarde.
A Misericórdia das Caldas da Rainha tem apostado na remodelação dos espaços agora transferidos para o novo edifício e, para tal, “vamos procurar ter acessos ao fundos comunitários”, disse o seu provedor, Lalanda Ribeiro, acrescentando que estão em fase de projecto obras de adaptação na Casa de Repouso.
A instituição conta com 140 funcionários nas suas várias valências. O lar de idosos tem 67 utentes, a Casa de Repouso tem 18 e ainda presta apoio domiciliário a 60 pessoas.
O Internato Feminino tem 15 jovens (com idades entre os 12 e os 18 anos) e igual número de crianças (dos zero aos 16 anos) no Centro de Acolhimento Temporário. A Misericórdia mantém a Loja Social e presta apoio a cerca de 300 pessoas, doando-lhes roupa e bens para a casa.
Esta instituição possui ainda a Cantina Social, que actualmente fornece perto de 200 refeições diárias.
A funcionar desde Janeiro de 2015 está uma nova valência – o centro de recursos comunitário (instalado no ex-pólo da Universidade Católica), que consiste no atendimento e encaminhamento de pessoas necessitadas.
A Misericórdia das Caldas é a única instituição no distrito a desenvolver este projecto que abarca também os concelhos de Óbidos, Bombarral e o sul de Alcobaça. Até dia 1 de Dezembro o serviço funcionou a título experimental. Agora já efectivou o seu funcionamento. “Temos a meta de atender 200 pessoas por mês, encaminhando-as para os respectivos serviços de apoio”, rematou o provedor.

- publicidade -