Misericórdia do Bombarral comprou Lar na Columbeira

0
1508
Responsáveis da Santa Casa da Misericórdia do Bombarral e da Câmara Municipal visitaram o lar da Columbeira

Investimento de 1,2 milhões reabre em fevereiro do próximo ano.

A Santa Casa da Misericórdia do Bombarral adquiriu um lar de idosos na povoação da Columbeira, na freguesia da Roliça, por 1,2 milhões de euros, revelou à Gazeta o provedor Luís Camilo Duarte.
O ERPI (Estabelecimento Residencial para Pessoas Idosas), com capacidade para 32 utentes, tem estado encerrado mas reúne as condições para reabrir em Fevereiro.
“Este investimento vem preencher uma lacuna no que é a ambição do projeto de desenvolvimento estratégico da nossa instituição, que é complementar com mais um equipamento de que não dispunhamos”, justificou o responsável. O provedor destacou também que esta resposta social é fruto da necessidade de “um concelho que está profundamente envelhecido”, em que “a oferta é muito inferior àquilo que é a procura”.
Para concretizar o investimento, a Santa Casa foi à banca obter financiamento de um milhão de euros, a liquidar em 10 anos, não tendo recebido qualquer apoio estatal, com exceção de um subsídio camarário de 200 mil euros. “O PRR não apoia a aquisição de instalações”, lamenta Luís Camilo Duarte, adiantando que o lar “terá de ser autossustentável”. O dirigente vai procurar a contratualização de camas com a Segurança Social. O lar terá um quadro de uma dúzia de colaboradores, entre auxiliares, fisioterapeuta e diretor técnico. Será ainda apoiado pelos serviços de enfermagem e de medicina do Hospital Casimiro da Silva Marques, pertença desta IPSS na vila. As sinergias vão estender-se ao serviço de cozinha e de lavandaria. “Teremos sempre como foco a qualidade do serviço aos utentes”, assegurou o provedor. O lar vai ter o nome da sua antiga proprietária e fundadora, Palmira Santos.
O presidente da Câmara do Bombarral elogiou a proatividade da Santa Casa. Ricardo Fernandes sublinha que o apoio municipal “vai no seguimento” daquilo que é o propósito da autarquia: “aumentarmos a capacidade de oferta social do nosso concelho”.

- publicidade -