Misericórdia de Alfeizerão vai construir capela e auditório

0
538

Na Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão realizada no dia 30 de Março, foram apresentadas e aprovadas por unanimidade, as contas da gerência do ano económico de 2013 e o respectivo parecer do Conselho Fiscal.
O provedor, Monteiro de Castro, fez um balanço das actividades ocorridas durante 2013, que ficou marcado pela inauguração das novas instalações, em Abril passado, que integrou a nova valência Lar Residencial para pessoas idosas.  “Neste momento temos a lotação do lar esgotada. Seguimos o critério de admitir utentes da freguesia de Alfeizerão, dando preferência a membros da irmandade”, expliou.
Em termos de pessoal a instituição tem ao seu serviço 42 colaboradores e 10 voluntários. Monteiro de Castro salientou o recrutamento de pessoal com custos reduzidos para a Santa Casa graças a uma parceria muito útil com o IEFP (Instituto Emprego Formação Profissional) na qual se privilegiaram os desempregados de longa duração e naturais da freguesia.
“Renovámos a nossa frota de carrinhas e investimos na aquisição de um veículo mini-bus com capacidade para 17 pessoas que além de transportar os utentes do Centro de Dia está à disposição das associações da freguesia para Turismo Social”, disse ainda o provedor.
Monteiro de Castro acrescentou ainda que foram criados novos serviços, como a Loja Social (com objectos doados e produtos feitos pelos utentes do Centro de Dia), a Cantina Social e a Oficina Social, que dá resposta a pequenas reparações nas casas dos idosos e extensivo também aos membros da Irmandade. Também existe um escritório social para ajudar as pessoas com mais idade que necessitem de ajuda para preencherem vária documentação, como por exemplo o IRS.
A capela que estava prevista no projecto inicial da obra, mas que foi retirada aguardando melhor oportunidade, vai avançar este ano, assim como um auditório para reuniões plenárias e outras funções.
Por fim o presidente da mesa, padre Gomes Marques, apresentou um projecto de voluntariado e um panfleto sobre os direitos e deveres dos voluntários e explicou como se poder ter a cesso a programas de formação nesta área.
O provedor deixou ainda um agradecimento ao Centro de Segurança Social de Leiria, à Câmara de Alcobaça e a todas as pessoas que têm ajudado a instituição com a oferta de produtos (fruta, batatas, etc.) e do pessoal da casa, que tem colaborado com muita dedicação e boa vontade.

T. Antunes

- publicidade -