Para assinalar os 85 anos da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, a instituição organizou um grande arraial que teve lugar no sábado, 29 de Junho e que contou com a participação de mais de 1200 pessoas.
Ao todo mais de 80 voluntários ajudaram a organizar esta festa onde não faltaram as marchas dos utentes da instituição e claro, os grelhados, os petiscos as bebidas e muito animação com grupos de Dj’s locais. Segundo o provedor, Lalanda Ribeiro, a intenção da festa era estar próximo da comunidade e divulgar a instituição que tem em curso uma grande obra de ampliação na sua sede para a qual os responsáveis agradecem os donativos.
Ao final da tarde era grande a animação na Praça de Touros. Várias bancas foram montadas em redor da arena e nelas serviam-se bebidas, bifanas, caldo-verde, petiscos vários e claro a típica sardinha assada. Havia um palco onde grupos actuavam e estava a decorrer uma aula de aeróbica muito concorrida por gente de todas as idades. A preparar-se estava um grupo de utentes da Misericórdia que iria marchar no recinto antes dos discursos oficiais do provedor e dos responsáveis da autarquia que se juntaram a esta festa que visou assinalar o aniversário da instituição em festa.
Como está a decorrer a obra de ampliação da sede da instituição, foi necessário procurar um outro local para realizar o arraial que tem como objectivo “assinalar o nosso aniversário em festa e junto da comunidade”, disse o provedor.
Margarida Lalanda, uma das responsáveis pela organização do evento, salientou que a festa também tinha como objectivo a angariação de fundos para a obra de ampliação de modo a “integrar as crianças e os jovens em risco nas nossas instalações e melhorar as condições de vida dos nossos idosos proporcionando quartos mais espaçosos e uma enfermaria maior”.
Ao todo, quase uma centena de voluntários ajudaram a instituição na organização desta festa em áreas como o som e a imagem e ainda na manutenção do espaço. Segundo a mesma responsável, que é psicóloga e coordenadora do Gabinete de Recursos e Inovação Social, esta comemoração vem provar que “somos uma instituição de braços abertos, oferecemos o nosso apoio e estamos prontos a colaborar com todos, não descriminando ninguém”, rematou.
Para Tinta Ferreira, presidente da Câmara em exercício, os 85 anos da Misericórdia “merecem todo o reconhecimento da autarquia caldense pois tem desenvolvido um trabalho meritório junto da população caldense”. Recordou ainda que as Misericórdias “não usufruem do dinheiro dos jogos da Santa Casa como muita gente pensa” mas recebem sim pelos serviços que prestam e que são comparticipados pela Segurança Social.
Como tal, o edil salientou a importância que assumem os donativos sobretudo porque a instituição está a executar obras de ampliação. Além do mais, a Misericórdia das Caldas tem vindo a alargar os seus serviços, além do centro de acolhimento de crianças em risco que “tem agora mais 120 beneficiários na cantina social”, disse Tinta Ferreira. Na sua opinião, “são instituições como a Misericórdia que auxiliam a manter o equilíbrio social que ainda existe no concelho. Sem elas dificilmente conseguiríamos”, rematou.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt































