Misericórdia das Caldas celebrou aniversário com arraial popular

0
777
O bolo do 84º aniversário da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha

A Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha assinalou o seu 84º aniversário com um arraial popular, evocando o S. Pedro, onde houve música, quermesse, rifas, grelhados e muita animação.
“Este é um momento especial para nós. É a primeira vez que fazemos uma festa deste tipo e num local com um grande significado: é onde será construída a ampliação das nossas instalações”, disse o provedor, Lalanda Ribeiro, durante os discursos, a meio da festa que contou com vários momentos de animação musical.
Segundo Lalanda Ribeiro, as obras de ampliação da Misericórdia, cuja primeira pedra foi lançada na semana anterior, como a Gazeta das Caldas já noticiou, vão ter início ainda no princípio de Julho. O provedor voltou a falar da importância desta empreitada: “é uma obra que sonhámos durante muito tempo e é muito importante para alojarmos o Centro de Acolhimento de Crianças e Jovens, o Internato Feminino e 17 idosos que actualmente estão instalados provisoriamente na Casa de Repouso. Todos ficarão instalados com melhores condições”.
Se os prazos forem cumpridos (10 meses de obra) no 85º aniversário da Misericórdia das Caldas da Rainha, em 2013, a ampliação já estará concluída.
A Misericórdia aproveitou o evento para homenagear o médico Roque Mazarel pelo seu trabalho naquela instituição. “Foi o nosso médico durante vários anos e no fim de 2011 entendeu pôr fim à sua colaboração com regularidade, embora mantendo-se ao dispor da Santa Casa”, explicou Lalanda Ribeiro, entregando depois ao clínico um quadro elaborado pelos utentes do lar de idosos. Foi também homenageada uma antiga enfermeira, “que foi a primeira menina que viveu no Internato Feminino da Santa Casa, em 1942”. Subiu ainda ao palco um elemento do Grupo de Motards de São Rafael que todos os anos promove actividades para as crianças do Centro de Acolhimento Temporário.

Um momento de descanso num dia de festa para os idosos desta instituição

O presidente da Junta de Nossa Senhora do Pópulo, Vasco Oliveira, salientou que esta é “uma instituição que tem feito muito bem a toda população”, agradecendo o trabalho que todos os seus responsáveis têm desempenhado.
A vereadora Maria da Conceição Pereira, que tem o pelouro da Acção Social, provocou uma salva de palmas, ao felicitar a todos os que colaboram com a Misericórdia das Caldas. “É uma casa que sempre foi uma referência nas Caldas da Rainha. Temos muitas e excelentes instituições no concelho, mas a primeira porta a que nós vimos bater, é sempre a Santa Casa, que está sempre disponível para todos os desafios”, salientou.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -