Início Sociedade Ministra da Agricultura visitou RochaCenter no Bombarral

Ministra da Agricultura visitou RochaCenter no Bombarral

0
Ministra da Agricultura visitou RochaCenter no Bombarral
Ministra Maria do Céu Antunes visitou pela primeira vez este centro de investigação privado no Bombarral

Equipamento privado investiga cura para doenças da pera rocha

A ministra da Agricultura e da Alimentação está recetiva à possibilidade de fundos públicos poderem comparticipar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo RochaCenter – Centro de Pós-Colheita e Tecnologia, ACE, um agrupamento complementar de empresas que funciona no Bombarral. No âmbito da iniciativa ‘Governo Mais Próximo’, que ocorreu no passado dia 20, a governante foi sensível aos argumentos apresentados pela instituição de investigação que representa 17 associados, responsável por cerca de 80% da produção nacional da pera rocha do Oeste, assim como pela ANP – Associação Nacional dos Produtores de Pera Rocha. A garantia foi dada por Maria do Céu Antunes durante a conversa que manteve com Torres Paulo, presidente do RochaCenter, e Filipe Ribeiro, presidente da ANP, presentes neste encontro.
O RochaCenter tem vindo a investigar com recursos próprios as principais doenças que afetam a produção da pera rocha, nomeadamente a estenfiliose e o fogo bacteriano, que têm causado acentuados prejuízos na produção deste fruto que possui o selo comunitário de DOP – Denominação de Origem Protegiada. Contudo, torna-se necessário um aumento da investigação para que os resultados pretendidos possam ser atingidos tão breve quanto possível. É aqui que estão instalados equipamentos de armazenamento, conservação e monitorização que permite implementar e testar diferentes metodologias de armazenamento e conservação da fruta, bem como um laboratório que faz o acompanhamento e caracterização do estado fisiológico dos frutos durante a pós-colheita.
Localizado na antiga escola do 1º ciclo do Bombarral, no mesmo edifício onde funciona o CIGO – Centro de Interpretação Geoparque Oeste, o RochaCenter é o primeiro centro de pós-colheita privado constituído em Portugal. Tem como principal objetivo a prestação de serviços para melhoria da pós-colheita e das tecnologias de armazenamento da pera rocha e de outros frutos produzidos ou comercializados pelos seus associados. As instalações são cedidas pelo Município do Bombarral, mas a curto prazo deverá transferir-se para as antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, no Cintrão, onde a autarquia bombarralense está a investir num projeto de recuperação e adaptação para ali criar a Quinta Ciência Viva da Pera Rocha e cuja primeira fase está praticamente concluída. Na ocasião, o presidente do executivo Ricardo Fernandes mostrou à governante uma antevisão gráfica sobre o que será o futuro deste equipamento municipal.
O secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, e o diretor regional de Agricultura e Pescas do Ribatejo e Oeste, José Lacerda, acompanharam esta deslocação da responsável da pasta governamental da Agricultura ao Bombarral.
Houve ainda a oportunidade para a ministra fazer uma breve visita ao CIGO – Centro Interpretativo Geoparque Oeste, onde se inteirou do processo de candidatura a Geoparque Mundial pelo presidente da AGEO – Associação Geoparque Oeste, o vereador lourinhanense João Serra. Houve ainda uma prova de produtos produzidos na área do aspiring Geoparque Oeste.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.