Minho e Trás-os-Montes à mesa na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

0
611

Depois de uma interrupção de três semanas, voltaram a 7 de Fevereiro os almoços temáticos, com menus especiais, no restaurante de aplicação da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, desta vez com uma ementa dedicada ao Minho e Trás-os-Montes.
Bola de presunto, caldo de perdizes, bacalhau à Margarida da Praça, Rojões à Moda do Minho e Torta de Viana, compuseram aquela foi a primeira ementa com cozinha portuguesa neste ano lectivo.
As ementas especiais dos almoços de sexta-feira, vieram substituir a iniciativa Cozinha de Autor, para que os alunos finalistas pudessem experimentar a confecção de pratos de várias cozinhas internacionais. Desta vez a ementa foi mesmo nacional, onde não poderia faltar o bacalhau.
Segundo Daniel Pinto, director da escola, nas próximas semanas vão dedicar-se mais às cozinhas regionais e só para o final do ano lectivo regressarão aos menus internacionais.
Tal como já é habitual, participaram neste almoço os alunos do 3º e último ano dos cursos de Restauração e Bebidas e de Técnicas de Cozinha e Pastelaria.
No almoço de 7 de Fevereiro esteve presente o enólogo João Sardinha, da Adega Cooperativa de Alcanhões, que ministrou nesse dia um workshop sobre vinhos para os alunos da escola.
Daniel Pinto convidou ainda para estarem presentes no almoço a directora da ESAD, Susana Rodrigues, e os técnicos daquela escola superior que estiveram envolvidos na produção do livro dedicado à iniciativa “Cozinha de Autor”.
Para o director da EHTO, a parceria das duas instituições possibilita a realização de trabalhos em conjunto, no qual podem ser aproveitadas as competências técnicas dos docentes e material de ambas as escolas.
Esta parceria irá passar pela publicação de outros livros, mas também numa participação conjunta no Festival de Chocolate de Óbidos. Segundo Susana Rodrigues, a Escola de Hotelaria poderá também ajudar a desenvolver a área de “food design” (design de alimentos) com os alunos do curso de Design Industrial. “É importante é juntar esforços e criar sinergias”, salientou a directora da ESAD.
No final do almoço, Susana Rodrigues fez questão de agradecer o empenho dos técnicos da ESAD que colaboraram na produção do livro “Cozinha de Autor”. Um agradecimento qual se juntou Daniel Pinto.

Um almoço dedicado aos namorados

Hoje, 14 de Fevereiro, a ementa do almoço na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste é dedicada ao Dia dos Namorados.
O menu de São Valentim começa, depois de um aperitivo de espumante com morango, com uma entrada cujo nome é “Pecados de Amaro e Amélia”, constituída por puré com crocanete de chouriço.
Segue-se um creme de ervilhas com espuma de presunto, ao qual foi dado o nome de “O Verde Romance de Fernando e Ofélia”. O primeiro prato principal será tranche de perca com molho de espumante, baptizado como “Amor Profundo de Romeu e Julieta”.
Segue-se a “Paixão Proibida de Carlos e Maria Eduarda”, um galantine de frango recheado com camarão e espinafres.
A sobremesa, intitulada “As Lágrimas de Pedro e Inês”, é uma mousse de chocolate de dois chocolates com coulis de frutos vermelhos.
O preço por pessoa é de 12,50 euros e as reservas, se ainda for a tempo, podem ser feitas pelo tel. 262001500.

- publicidade -

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -