Pandemia impediu Gabinete de Psicologia da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório de aplicar projecto até ao final do presente ano lectivo. Iniciativa quer criar estratégias de resolução dos problemas
Desde 2015 que o Gabinete de Psicologia da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório se encontra a dinamizar um projecto de intervenção nas escolas do 1º ciclo, cuja máxima é “informar para prevenir”.
Neste ano lectivo o projecto desenvolvido nas escolas intitula-se “Mindfulness e Relaxamento: respirar para acalmar”, que já tinha sido um tema abordado no ano anterior e que, pela sua pertinência, foi mantido durante este ano.
“A prática contínua de relaxamento e mindfulness apresenta muitos benefícios, que foram notados pelos professores nos seus alunos”, referiu o executivo da Junta, contando que “também as crianças descreveram o que sentiram nas várias sessões desenvolvidas, referindo “Senti-me nas nuvens”; “Adorei, sobretudo a respiração do sapinho”, “Foi muito bom e senti-me relaxado”, entre outras reacções.
O principal objectivo deste projecto foi potenciar novas estratégias de resolução de problemas, promovendo a auto-regulação emocional nas crianças.
“Infelizmente, devido à situação que vivemos perante o covid-19, não foi possível aplicar o projecto até ao final do ano lectivo”, esclareceram. Ainda assim, este ano o Gabinete de Psicologia da Junta desenvolveu um ciclo de palestras, abertas à comunidade e dirigidas a encarregados de educação e professores, sobre “Mindfulness e Educação Consciente” e “As quatro DIS (Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia): compreender para intervir”, esta última já numa plataforma online. Paralelamente a este projecto são desenvolvidas diversas visitas e actividades de índole cultural e artística. Este ano as crianças do 1º ciclo tiveram a oportunidade de visitar o Centro Educativo Ecológico de Paul de Tornada, de receber visitas da Rede Leonardo na sua escola, de confeccionar lanches saudáveis com a Biogleba e de ver espectáculos no Teatro da Rainha. Algumas escolas jogaram jogos tradicionais com os alunos da Universidade Sénior, conheceram a sede da Associação OSSO, visitaram a Junta de Freguesia e fizeram parte de um debate com o executivo da Junta. Outra actividade foi a recepção à a equipa da empresa Alves Bandeira, para ficar a conhecer o projecto Responsabilidade social. Dentro deste plano, houve também várias sessões informativas para os 5º anos do agrupamento D. João II, com o tema “Relações interpessoais: Eu e os outros”, integradas no projecto da Promoção da Educação para a Saúde/ PES.































