A Escola de Sargentos do Exército (ESE) colaborou com o Ministério da Educação na entrega de material para protecção individual e demonstrações de desinfecção nas escolas da região.
Entre os dias 11 e 14 de Maio, militares da ESE percorreram 11 estabelecimentos de ensino secundário dos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos, Peniche e Rio Maior, a distribuir equipamento de protecção individual e material de desinfecção. Ao todo, foram entregues 83.900 máscaras, 21.500 aventais, 13.700 pares de luvas, 499 viseiras/óculos e 329,5 litros de álcool gel.
No início do mês, a ESE efectuou ainda duas acções de sensibilização e demonstrações de acções de desinfecção, na Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, e na Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto.
Já entre os dias 11 e 15 de Maio, executou nove acções de sensibilização e demonstrações de desinfecção, nas escolas secundárias Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Proença (Caldas da Rainha), Dr. Augusto César da Silva Ferreira (Rio Maior), de Peniche, Fernão do Pó (Bombarral), Amadeu Gaudêncio (Nazaré), Josefa de Óbidos (Óbidos), Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Alcobaça) e no Externato Cooperativo da Benedita.
Estas iniciativas foram dirigidas à direcção das escolas, professores, funcionários e membros dos serviços da Proteção Civil que apoiam estes estabelecimentos de ensino. Cada apresentação começava com a explicação da sua presença, informação sobre o Exército e o papel no apoio às autoridades nacionais, no quadro da pandemia. Foi também explicado o processo de transmissão do vírus, as áreas de risco e quais os princípios básicos de limpeza e desinfecção, bem como a utilização adequada dos equipamentos de protecção individual. Seguiu-se uma demonstração prática de higienização de espaços confinados, por militares, que era seguida pelos funcionários das escolas.
“Foram utilizadas diariamente três equipas, constituídas por 10 militares da ESE, que estiveram empenhadas no apoio da reabertura progressiva dos estabelecimentos de ensino secundário, trabalhando afincadamente para que, em 18 de Maio as escolas apoiadas possam reabrir e efetuar a sua actividade em segurança”, refere a ESE à Gazeta das Caldas. Foram envolvidas três viaturas militares desta instituição, diariamente, ao longo da semana de 11 a 15 de Maio.
A ESE possui duas equipas de desinfecção que estão aptas a efectuar acções nas escolas, “de acordo com as indicações superiores e previamente solicitado pelos estabelecimentos de ensino secundário ao Ministério da Educação”.































