Milhares de pessoas nas Tasquinhas de Rio Maior

0
761
Cerca de mil voluntários trabalham nas tasquinhas para receberem milhares de visitantes ao longo de dez dias

Acabou este domingo a 39ª edição das Tasquinhas de Rio Maior, o evento que decorreu ao longo de dez dias e que permite degustar os sabores do concelho.

Segundo o presidente da Câmara, Filipe Santana Dias, pelo pavilhão multiusos de Rio Maior terão passado cerca de 100 mil pessoas ao longo de todo o certame, que é o grande ponto de encontro anual dos riomaiorenses. “A comunidade junta-se à volta da mesa”, destaca o edil, notando que este é o evento anual que mais une as pessoas e que mais visitantes traz. “Chama os filhos da terra”, resume.

Este ano fica marcado pelo aumento do número de tasquinhas participantes, que atingiu os 20. “Estamos a recuperar pós-pandemia”, afirmou o autarca.

- publicidade -

Estima-se que cerca de um milhar de voluntários se envolvem nos trabalhos nas várias tasquinhas, seja ao nível da confeção ou no serviço, assumindo-se como cozinheiros, ajudantes de cozinha e empregados de mesa e balcão, apesar dos diferentes níveis de experiência de cada um. As idades são, também, elas variadas. As decorações das tasquinhas remetem para as localidades e para as associações, mas o mais importante, motivo que leva milhares de pessoas a deslocarem-se às tasquinhas, está à mesa. Cada tasquinha apresenta os pratos típicos da sua localidade, com alguns que praticamente só é possível encontrar neste evento.

O Ensopado de Borrego da Associação Patinhas de Rua foi o melhor prato deste ano, com o Ensopado de Enguias da Associação de Melhoramentos de São Sebastião e as Enguias Fritas com Lapardana da União Desportiva de Malaqueijo a fecharem o pódio.

O júri do concurso desta 39ª edição era composto pelos chefs Rúben Morgado, Cláudio Correia e João Gonçalves.

Depois da comida, numa tenda no exterior haviam os doces e licores, bem como artesanato e uma exposição das atividades económicas. A animação do evento contava com as bandinhas pelo recinto, além de um palco com música ao vivo. Para os mais novos (e não só), voltou a haver o espaço Tasquinhas Fun Park, com vários divertimentos.

Ainda sem adiantar muitos pormenores, Filipe Santana Dias revelou que para o próximo ano e para assinalar os 40 anos do evento, pretendem “fazer uma edição especial, com apontamentos diferentes que reforcem a dignidade” da feira.

- publicidade -