Mais de mil crianças do pré-escolar ao segundo ciclo do ensino básico do concelho do Cadaval visitaram a serra do Montejunto durante a realização da X Semana da Floresta, que decorreu de 21 a 30 de Março.
O arranque desta iniciativa municipal de sensibilização para a preservação florestal teve lugar na data em que se celebra o Dia da Árvore e o Dia Mundial da Floresta.
De 21 a 28 de Março as crianças dos jardins-de-infância e primeiro ciclo subiram à serra no âmbito da iniciativa Jogos sem Fronteiras para a Floresta. Divididas em grupos, tiveram de ultrapassar uma sequência de etapas, nomeadamente uma prova de identificação de espécies, outra de reconhecimento de aspectos benéficos e prejudiciais à floresta e ao ambiente, um labirinto da floresta, uma caça ao tesouro, uma descida na neve, ou ainda uma travessia da lagoa.
Em todos esses jogos foi dada a possibilidade às crianças em aprender de forma lúdica a respeitar a floresta e o meio ambiente.
Nos dias 29 e 30 subiram à serra de Montejunto os alunos de quinto e sexto ano para realizarem um peddy-paper e percurso pedestre que incluiu um leque de várias questões e enigmas para desvendar, tendo como pano de fundo a “Segurança na Floresta”.
O trajecto incluiu diversos postos de controlo, tendo-se iniciado junto à Capela de Nossa Senhora das Neves e terminado junto à Lagoa de Montejunto.
Todas as actividades foram monitorizadas por elementos da Câmara Municipal do Cadaval, tendo as crianças sido também acompanhadas pelos respectivos professores, educadores e auxiliares de acção educativa.






























